Título: Alencar causa saia justa
Autor: Braga, Isabel ; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 10/06/2008, Economia, p. 27
Vice contesta política monetária
BRASÍLIA. O momento de maior constrangimento da reunião de ontem foi a intervenção do vice-presidente José Alencar sobre a elevação dos juros pelo Banco Central. Depois das falas do ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao demonstrar preocupação com a inflação, e do presidente do BC, Henrique Meirelles, que justificou a alta da Selic para 12,25%, Alencar fez um desafio a toda equipe de Lula, em tom emocional. Para surpresa dos presentes - a maioria acostumada com seus discursos contra juros - Alencar foi contundente ontem, quando considerou desnecessário o último aumento.
- Por que os juros no Brasil são os mais altos do mundo? Quero uma resposta! Ninguém me contesta. Quero que me convençam de que estou errado. Mas ninguém faz isso - disse Alencar, provocando silêncio, segundo relato de ministros.
O presidente, que sempre toma iniciativa de quebrar o gelo com brincadeiras, não comentou. Meirelles, da mesma forma, ficou mudo. No Planalto, a fala de Alencar foi classificada de "inoportuna" e chamada de "saia justa" por auxiliares de Lula. (Gerson Camarotti)