Título: Minc diz que vai licenciar usinas no Rio Madeira
Autor: Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 11/06/2008, O País, p. 4
Ministro negocia liberação em troca de reservas ambientais
SÃO PAULO. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou ontem que espera começar a licenciar a instalação do complexo hidrelétrico do Rio Madeira (usinas Santo Antonio e Jirau, em Rondônia) até o fim do mês. Segundo ele, foram feitas adequações nos projetos e não haverá problemas com as liberações. Minc deixou claro que tem negociado no governo, principalmente com ministros como o de Minas e Energia, Edson Lobão, a liberação de licenças ambientais em troca de mais reservas ambientais e outros benefícios para o meio ambiente.
- Estamos na expectativa de licenciar pelo menos Santo Antonio até junho. Não terei vergonha de assinar uma licença bem dada - disse, frisando que as hidrelétricas evitam o uso de energia suja.
A hidrelétrica Santo Antônio terá capacidade de gerar 3,150 mil megawatts. O início das obras está previsto para dezembro de 2008. Uma área de 217 quilômetros quadrados será inundada. Ambientalistas alegam que as usinas causarão impactos ambientais severos.
Minc anunciou que o governo vai exigir a legalização da cadeia produtiva na região da Amazônia. Os empresários prometeram empenho pelo projeto. Segundo Minc, frigoríficos, agropecuárias, siderúrgicas e madeireiras serão notificados pelo Ibama até o próximo dia 15 para apresentarem, em 60 dias, uma lista completa de seus fornecedores da região amazônica.