Título: Gente, nada substitui o toque
Autor: Barbosa, Adauri Antunes; Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 11/06/2008, O País, p. 9
Lula diz resistir à colonoscopia, mas depois muda discurso
SÃO PAULO. Antes de apontar o dedo em direção aos "machões" que, segundo ele, não têm coragem de fazer o exame retal para prevenção do câncer de próstata, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva brincou ontem ao falar da colonoscopia, exame endoscópico da superfície interna do cólon. Ele falou de manhã, na Faculdade de Medicina da USP, em solenidade de entrega de medalhas de mérito Oswaldo Cruz, do Ministério da Saúde, a seu cardiologista particular, Roberto Kalil Filho, e ao empresário Antonio Ermírio de Moraes.
- O Kalil possivelmente tem uma arte superior à da sua atividade médica. É a do convencimento de a gente fazer exames que habitualmente não quer fazer. Ele ainda não me convenceu a fazer endoscopia, mas já está quase me convencendo. Quando fui me convencer, ele falou que eu tinha que fazer uma colonoscopia. Aí falei: é demais. Aí a arte do convencimento já é demais - disse Lula sobre a colonoscopia (exame do intestino, por imagem, feito com a introdução de um tubo flexível pelo ânus).
Horas depois, em Campinas, onde foi inaugurar o Complexo Hospitalar Ouro Verde, Lula mudou o discurso e disse que os homens precisam perder a "maldita mania" de não deixar que ninguém bote as mãos neles, caso contrário serão "virados do avesso" em uma cama de hospital.
- O homem tem a maldita mania de achar que ninguém pode botar a mão nele. Ele é todo machão, mas quando tem 50 anos e pega um câncer de próstata, esse mesmo homem, que tinha medo do toque, é virado do avesso. Aí fica que nem farrapo em cima da cama à mercê de todo o mundo - disse Lula, para a platéia que acompanhava seu discurso às gargalhadas.
Ao mesmo tempo em que lembrava da "coragem" das mulheres, submetidas periodicamente a exames ginecológicos, o presidente seguiu o raciocínio dizendo que muitos brasileiros usam desculpas para evitar o exame retal.
- Há alguns homens que dizem: "Agora tem o PSA, tem a máquina que passa na barriga e vê". Gente, nada substitui o toque - disse Lula, também aos risos, sem fazer qualquer referência se já havia feito recentemente algum exame de prevenção contra o câncer de próstata.
O PSA é um exame de sangue que mede níveis de uma substância relacionada a alterações presentes na próstata. Ao lado do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, Lula também fez recomendações para o bem estar físico dos brasileiros. Recomendou caminhadas e alimentação balanceada.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que o Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer gratuitamente, em cerca de seis meses, tratamento de reprodução assistida a casais que não conseguem ter filhos. Disse, porém, que esse atendimento vai depender da regulamentação da Emenda 29 e da definição de uma fonte de financiamento para o SUS.