Título: Plantação de problemas
Autor: Mendes, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 04/05/2009, Economia, p. 08

Problemas com a portabilidade já são alvos de muitas reclamações. No Procon-DF foram registradas 106 desde 9 de fevereiro, data em que o sistema foi implantado no DF. Desse total, 84 tiveram solução após a intervenção do Procon. Segundo o órgão, a maioria das queixas referem-se a não cumprimento dos prazos para realização da portabilidade e falha no funcionamento da linha após a transferência. Na Anatel constam 10.098 reclamações de consumidores de todo o país.

A Claro informou que oferece, desde o início da portabilidade, a opção do número provisório para clientes que habilitem uma linha pós-paga como um benefício para o usuário. Segundo a operadora, o usuário tem duas possibilidades: usufruir dos serviços e promoções apenas após a conclusão do processo, que leva, em média, de três a cinco dias úteis, ou optar por sair da loja com um número provisório e usar de imediato todos os benefícios da oferta escolhida. Segunda a Claro, ao final do processo de portabilidade, o número provisório é automaticamente substituído pelo portado.

A operadora esclarece que ¿o cliente que optar pelo número provisório e manifestar interesse em ser cliente Claro ¿ independentemente do resultado da portabilidade ¿, adquirindo um aparelho celular a preço promocional, assumirá um contrato de fidelização pelo período de 12 meses.¿

Serviço A TIM disse que ¿está oferecendo aos potenciais clientes a possibilidade de usar um chip com número provisório até a conclusão do processo. Assim, a TIM dará a oportunidade de o cliente já sair usando seus serviços até que seja concretizada a portabilidade¿. A NET informou que ¿como a portabilidade tem um prazo entre a solicitação e a efetivação, a operadora permite que o cliente utilize a nova linha (com número novo no início) até que o número antigo seja portado. O cliente fica com as duas pagando apenas uma franquia¿.

A Oi informou que ¿está avaliando as práticas comerciais adotadas na região II (área de atuação da Brasil Telecom) e medindo o interesse dos consumidores, assim como o retorno para a companhia. Ainda não há uma análise conclusiva sobre a oferta do número provisório¿.

Segundo João Truran, diretor-regional da Vivo nas regiões Centro-Oeste e Norte, a operadora optou por não adotar essa prática para evitar problemas. ¿O prazer da portabilidade é: levei o meu número sem estresse. Se for para ter outro número, a pessoa faz a troca¿, argumentou. A GVT informou que ¿não realiza essa prática e condena essa iniciativa¿.