Título: Brasil ainda está na lanterna dos Brics
Autor: Rodrigues, Luciana ; Almeida, Cássia
Fonte: O Globo, 11/06/2008, Economia, p. 27

Alta do PIB superou a de países ricos, mas ficou abaixo de grandes emergentes

Aguinaldo Novo e Luciana Rodrigues

SÃO PAULO e RIO. Na comparação com outros países que também divulgaram o resultado do seu PIB no primeiro trimestre deste ano, o Brasil aparece na frente de nações ricas como o Canadá (3,2%), a Alemanha (2,6%) e a Inglaterra (2,5%). Mas continua perdendo a corrida para os demais integrantes do chamado Bric, sigla usada pelo mercado para se referir aos países emergentes com maior potencial de crescimento econômico: Brasil, Rússia, Índia e China.

Mesmo com a ação do governo local na tentativa de desacelerar a indústria, a China continuou a crescer a um ritmo de 10,6% nos três primeiros meses deste ano, seguida de perto pela Índia (8,8%). O resultado oficial de Rússia ainda não saiu, mas o mercado aposta em continuidade do ritmo registrado no quarto trimestre de 2007 (também próximo dos 8%).

Já na América Latina, o Brasil fica à frente de México (2,6%) e Venezuela (4,8%), mas atrás de Argentina (8,7%, estatística que é questionada pelos próprios economistas argentinos).

Como o resultado do PIB no primeiro trimestre veio dentro das expectativas do mercado, a maioria dos analistas não revisou sua projeção para o crescimento da economia brasileira este ano. As estimativas são de uma expansão entre 4,5% e 5,2% - ou seja, ligeiramente abaixo do resultado de 2007, quando o PIB cresceu 5,4%.

Ipea estima crescimento próximo de 5% este ano

Os analistas prevêem que a economia vá perder fôlego em 2008. A LCA Consultores estima que o crescimento no segundo trimestre ficará entre 4,6% a 5,3%, abaixo dos 5,8% dos três primeiros meses do ano.

- Haverá desaceleração no ano. Mas o primeiro trimestre veio forte. Nossa projeção inicial para 2008 era de um PIB entre 4,2% e 5,2%. Estamos caminhando para a metade superior dessa faixa - diz Marcelo Nonnenberg, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

www.oglobo.com.br/blogs/vidor