Título: Alimentos: Cepal alerta para efeito sobre a pobreza
Autor: Martins, Marília
Fonte: O Globo, 11/06/2008, Economia, p. 31
Entidade adverte sobre o impacto dos preços sobre a renda
Da Bloomberg News*
SANTO DOMINGO, República Dominicana, e WASHINGTON. O secretário-executivo da Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal), José Luis Machinea, alertou ontem, durante a abertura da 32ª reunião ministerial da entidade, em Santo Domingo, que a região não conseguirá reduzir seus níveis de pobreza se os preços dos alimentos subirem muito acima da renda dos trabalhadores menos protegidos. A Cepal advertiu ainda que a desaceleração dos países ricos e a alta de preços de alimentos e combustíveis trarão efeitos negativos aos países em desenvolvimento.
- Embora nossa região seja menos vulnerável às perturbações externas, não há dúvida de que as exportações, sobretudo de manufatura, serão afetadas em maior ou menor medida, segundo seus destinos - afirmou Machinea.
Associações americanas contra o etanol do milho
Já nos EUA, associações da indústria alimentícia do país, que representam empresas como Kellogg, Tyson Foods e Kroger, estão coordenando seus esforços para criticar o uso de biocombustíveis pelos EUA por meio da campanha "Food Before Fuel" (Alimentos antes dos combustíveis). A Associação de Fabricantes de Produtos Alimentícios, o Instituto Americano da Carne, a Associação Nacional dos Restaurantes e outros grupos dizem que o aumento da produção de etanol a partir do milho está elevando os preços dos alimentos.
(*) Com agências internacionais