Título: Le Monde: Fed deveria mirar BC brasileiro
Autor: Rosa, Bruno ; Frisch, Felipe
Fonte: O Globo, 11/06/2008, Economia, p. 33

PARIS e NOVA YORK. O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Ben Bernanke, deveria se inspirar no exemplo de seu colega brasileiro, Henrique Meirelles. Essa é a opinião do jornal francês "Le Monde", em editorial publicado segunda-feira. Ressaltando que, este mês, o BC brasileiro elevou a Selic em meio ponto percentual, para 12,25%, e a inflação deve ficar em 5,1% no ano, o "Le Monde" afirmou que "essa política de juros altos saneou a economia: a taxa de poupança brasileira é o dobro da americana".

O jornal disse ainda que, por muito tempo, a Selic elevada visava a remunerar o investidor em uma economia de risco, o que não é mais o caso. E conclui afirmando que "uma política monetária à brasileira poderia remediar os problemas" dos EUA: taxa de poupança negativa e déficits elevados. Nos EUA, os juros estão hoje em 2% ao ano.

Bernanke pode estar ouvindo esses conselhos. Na noite de segunda-feira, ele disse que a inflação está alta e assegurou que o Fed está alerta para evitar a alta dos índices e das expectativas de inflação. Segundo o site CNNMoney, as apostas de uma alta de 0,25 ponto na reunião do Fed dos dias 24 e 25 deste mês passaram de 6% para 12% ontem.