Título: Feijó convence DEM a mantê-lo no partido
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 12/06/2008, O País, p. 8

Mas Heráclito Fortes insiste na expulsão do vice gaúcho

BRASÍLIA. O vice-governador do Rio Grande do Sul, Paulo Feijó (DEM), conseguiu a compreensão de seu partido com relação à gravação clandestina que fez de uma conversa com o ex-chefe da Casa Civil do governo gaúcho Cézar Busatto. A decisão final do DEM sobre a atitude de Feijó deve ocorrer hoje, na reunião da executiva nacional, mas, para o presidente do partido, deputado Rodrigo Maia, o assunto já foi superado. Ele disse que o colega cometeu um erro e classificou a gravação como um ¿episódio fora da curva¿:

¿ Ele tem a confiança e o apreço do partido. Por mim, a partir de amanhã trataríamos apenas de colaborar com o governo do Rio Grande do Sul.

A gravação foi feita em 26 de maio, no gabinete do vice. Na conversa, Busatto confirma o financiamento de campanhas pelo Detran, o que já viria ocorrendo desde gestões anteriores à da tucana Yeda Crusius (PSDB). Ele tentava convencer o vice a interromper as denúncias que vinha fazendo na CPI do Detran na Assembléia Legislativa, que investiga desvios de R$44 milhões.

O senador Heráclito Fortes (PI), no entanto, disse que irá protocolar no partido uma representação em que pede a saída do colega. Para o deputado Onyx Lorenzoni, presidente estadual do DEM e pré-candidato a prefeito de Porto Alegre, Feijó pode ter errado no método, mas o conteúdo da gravação irá fortalecer futuramente o governo.

Feijó diz que nunca quis atingir a governadora:

¿ Não me arrependo do que fiz. Entendo que a sociedade do Rio Grande do Sul ganhou com isso.