Título: Nova metodologia não afeta PIB agrícola em 2008
Autor: Schreiber , Mariana ; Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 12/06/2008, Economia, p. 29
Mudança será só no cálculo de insumos e safra deve ser recorde
Apesar de ter piorado o resultado da agricultura no primeiro trimestre, a mudança metodológica adotada pelo IBGE para calcular o setor agrícola no Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país) não indica que, na prática, este segmento está com desempenho mais fraco este ano. Prognósticos do próprio IBGE são de recorde na safra de grãos. E analistas prevêem uma alta, do PIB agropecuário, de 3,7% a 5,3% este ano.
Além disso, a nova metodologia já era usada no cálculo do PIB anual. Agora, passará a ser regra também nas contas trimestrais. Com isso, o PIB do setor agrícola cresceu 2,4% no primeiro trimestre de 2008 - na metodologia antiga, o avanço teria sido de 2,6%. A diferença ocorreu porque, agora, ao estimar a produção de insumos como fertilizantes e sementes, o IBGE considera o avanço da área plantada, e não mais o crescimento da colheita de grãos.
- Fizemos a mudança porque, quando um clima adverso reduz a produção, por exemplo, não significa que, no momento do plantio, houve menor consumo de insumos - diz Amanda Tavares, técnica do IBGE.
No primeiro trimestre, influenciou no resultado uma estimativa de crescimento menor da área plantada do que da produção de soja. Porém, dados mais recentes do próprio IBGE estimam em 3,3% o avanço da produção e em 3,1% o aumento do plantio de soja este ano.