Título: Argentina libera trigo para o Brasil
Autor: Schreiber , Mariana ; Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 12/06/2008, Economia, p. 29
Medida visa ao cumprimento de contratos já assinados
Janaína Figueiredo
BUENOS AIRES. A presidente argentina, Cristina Kirchner, anunciou ontem a liberação de um milhão de toneladas de trigo, que serão exportadas para o mercado brasileiro. A informação foi confirmada pelo chefe de gabinete, Alberto Fernández, e pelo ministro da Economia, Carlos Fernández.
- Estamos garantindo o abastecimento do mercado interno - assegurou o ministro da Economia.
De acordo com funcionários da Oficina Nacional de Controle Agropecuário e Alimentar (Oncaa, na sigla em espanhol), o governo argentino autorizou a medida para cumprir contratos já assinados com compradores brasileiros.
- Também temos de cumprir acordos com a Bolívia e com os demais mercados tradicionais que abastecemos - explicou o diretor da Oncaa, Ricardo Echegaray.
Para enviar o trigo para o Brasil, os exportadores argentinos deverão respeitar um teto de duas mil toneladas diárias por produtor, além de inscrever-se no chamado "Registro de Operações de Exportações Verde". Mais uma vez, o governo Kirchner estabeleceu uma série de travas burocráticas que poderiam complicar as exportações do produto. Os exportadores deverão, por exemplo, "estar em dia com as obrigações tributárias, alfandegárias e de segurança social, informação que o Oncaa cruzará com a Administração Federal de Receitas Públicas (Afip)".
- O Brasil é um sócio estratégico para a Argentina, e por isso queremos cumprir os acordos assinados - disse, recentemente, o chefe de gabinete argentino.