Título: Estamos no melhor dos mundos, afirma ministro
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 12/06/2008, O País, p. 11
ENSINO RUIM: Nordeste atinge três submetas de 2009
Haddad admite, porém, que há longo trabalho pela frente
BRASÍLIA. Apesar das notas ruins, o ministro da Educação, Fernando Haddad, comemorou ontem o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em relação a 2005. Embora ressalvando que o país tem ainda longo caminho pela frente, Haddad destacou que o Ideb nacional subiu não só nos três níveis avaliados - séries iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio - como também nos dois indicadores que formam o índice: os resultados da avaliação de leitura e matemática e as taxas de aprovação.
- Neste caso específico, estamos no melhor dos mundos. As metas de 2007 foram superadas e as de 2009, atingidas.
O ministro lembrou, no entanto, que o objetivo maior do governo é que as séries iniciais atinjam a nota 6 em 2021, o que exigirá um grande esforço:
- Vencemos uma etapa, um pequeno trecho do nosso longo percurso. A hora é de comemorar um pouquinho e trabalhar muito.
Haddad classificou as médias nacionais de regulares. O Ideb mais alto - 4,2, na escala até 10 - foi obtido pelas séries iniciais do ensino fundamental:
- A nota 5 é de um bom sistema educacional. Aquém disso é regular.
No NE, resultado reflete impacto de medidas simples
Questionado sobre o significado de um Ideb abaixo de 3,5, o ministro respondeu:
- Menos que regular.
Esse foi o resultado de 17 estados no ensino médio, 10 nas séries finais do fundamental e sete nas séries iniciais.
O Nordeste, que tinha o pior rendimento do país no ensino fundamental, atingiu as submetas de 2009 nos três níveis avaliados, superando dois: as séries iniciais e finais do fundamental. Com isso, ficou à frente da Região Norte no Ideb do primário e do ensino médio. A melhora do Nordeste, segundo Haddad, reflete com maior intensidade o impacto de medidas simples.
- É mais difícil aumentar um indicador bom do que um insuficiente.
O ministro atribuiu os avanços no Ideb à conscientização dos educadores de que a escola deve sempre focar na aprendizagem do aluno. Segundo ele, a realização da Prova Brasil em todas as escolas urbanas de ensino fundamental do país, em 2005, foi decisiva para mobilizar os professores. Mais do que isso, o teste passou a orientar a formação dos docentes e os próprios currículos.
"O Brasil não está longe de atingir a perfeição no tratamento de saúde". A declaração do presidente Lula em abril de 2006, meses antes da abertura oficial da campanha à reeleição, provocou indignação de especialistas e parlamentares. Para eles, o presidente ignorou os graves problemas enfrentados pela população brasileira.
Lula falava dos investimentos do governo em saúde durante uma inauguração em Porto Alegre e, a certa altura, afirmou: "Nós queremos que o povo brasileiro seja tratado com muito mais respeito no Brasil. E só equipes do Saúde Bucal são 15 mil espalhadas pelo Brasil, como os do Saúde da Família, para cuidar das pessoas. Eu acho que não está longe de a gente atingir a perfeição no tratamento de saúde neste país. Para isso, temos que fazer mais investimento, como fizemos nesse Qualisus".
O então presidente da Frente Parlamentar da Saúde, Rafael Guerra (PSDB-MG), disse à época: "Não sei a qual país ele está se referindo. Às vezes, o presidente Lula se comporta como um autista. Está completamente fora da realidade, no mundo da lua. Esses problemas gravíssimos são a realidade do dia-a-dia da saúde no Brasil".