Título: Subsídio garante geladeira eficiente no Nordeste
Autor:
Fonte: O Globo, 17/06/2008, Economia, p. 26
Baixa renda poderá comprar modelo que gasta pouca energia
BRASÍLIA. O Grupo Neoenergia, que reúne as distribuidoras de energia elétrica de Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, e o Banco do Brasil lançaram ontem o projeto Nova Geladeira, de venda subsidiada de refrigeradores que gastem pouca energia para clientes de baixa renda. Os beneficiados pagarão 40% do valor do produto e poderão financiá-lo em até 24 meses. Os 60% restantes serão assumidos pelas concessionárias de energia elétrica. Segundo os responsáveis pelo programa, a iniciativa permitirá que as famílias reduzam o consumo de energia em 40% com o uso das geladeiras com o Selo Procel.
Os 40% a serem arcados pelos consumidores correspondem a R$244. Assim, as prestações podem sair por apenas R$13,14. Para oferecer a geladeira, a Neoenergia fez uma licitação e a ganhadora foi a Bosch Continental. O modelo oferecido é de 252 litros, com uma porta, congelador embutido e consumo de 15,8 quilowatts-hora por mês.
O governo federal já cogita ampliar o programa. Segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o projeto do governo não seria obrigatório para todas as concessionárias de energia, e sim por adesão. (Mônica Tavares e Patrícia Duarte)