Título: Com novela, globo estréia na tv digital no rio
Autor: Rosa, Bruno ; Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 17/06/2008, Economia, p. 27

Segundo o ministro das Comunicações, com a nova tecnologia, televisão passa a ter mobilidade e portabilidade

Bruno Rosa e Ramona Ordoñez

A TV Globo deu início ontem às transmissões digitais no Rio de Janeiro, com a exibição da novela ¿A favorita¿ e, em seguida, do filme ¿A lenda do tesouro perdido¿, da ¿Tela Quente¿, em alta definição. A emissora preparou uma festa para o lançamento das transmissões digitais, no Jockey Club. No evento, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, destacou que o novo padrão mudará a forma de o brasileiro assistir à TV.

¿ O mundo está migrando para a alta definição, e o Brasil faz parte deste processo. A TV passa a ter mobilidade e portabilidade. Vai acontecer no Brasil o que aconteceu em outros países, como o Japão, onde as audiências das emissoras aumentaram sensivelmente em horários diurnos ¿ afirmou Costa.

Hoje, a tecnologia digital de TV aberta já está disponível no Rio, em São Paulo e em Belo Horizonte.

Governo estadual busca parceria em utilidade pública

No Rio, até então, apenas a Rede TV! fazia transmissões digitais. Segundo estimativas da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert), até o fim do ano, todas as dez emissoras de televisão do Rio terão sinal digital em transmissão aberta.

Com o início das transmissões da TV Globo, o governo do Estado do Rio estuda aproveitar a nova tecnologia num sistema para gerar informações de utilidade pública, informou ontem o vice-governador, Luiz Fernando Pezão. Segundo Pezão, a TV Globo e o Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do estado) já estão em negociações. O vice-governador ressaltou a importância da TV Globo para o Estado do Rio, com geração de empregos e programação de alta qualidade.

João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo, destacou que a tecnologia digital permitirá levar um sinal com padrão melhor para muitas pessoas que, hoje, não têm acesso à essa qualidade porque não têm condição de pagar uma TV por assinatura. O presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, também compareceu à festa para o lançamento das transmissões digitais no Rio.

O diretor-geral da TV Globo, Otávio Florisbal, lembrou que a nova tecnologia permitirá uma ampliação da audiência.

¿ A TV digital vai trazer uma nova maneira de se ver TV aberta. Assistir à TV em transporte coletivo, por exemplo, será um grande sucesso. Porém, é necessário ter preços adequados para podermos ter milhões e milhões de pequenos pontos. Será uma audiência nova ¿ afirmou.

Outras nove capitais terão TV Globo digital este ano

O sistema digital de TV aberta foi lançado no país em dezembro do ano passado, por um pool de emissoras, com as transmissões em São Paulo. Hoje, a TV Globo exibe cerca de 13 horas semanais de conteúdo em alta definição, como filmes, partidas de futebol, a novela ¿A favorita¿, os programas ¿A grande família¿ e ¿Dicas de um sedutor¿, quadros do ¿Fantástico¿ e algumas edições do ¿Globo Repórter¿. As Olimpíadas também serão transmitidas na nova tecnologia. Até o fim do ano, além de Rio, São Paulo e Belo Horizonte, as transmissões em alta definição da TV Globo estarão disponíveis em mais nove capitais, segundo reportagem no ¿Jornal Nacional¿ de ontem.

O consumidor, porém, não precisa aderir à tecnologia imediatamente. O ministro Hélio Costa lembrou ontem que o cronograma de implantação da TV digital prevê que as emissores continuem transmitindo na tecnologia analógica até 2016.