Título: Candidatura de Jandira é mais viável, diz petista
Autor: Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 17/06/2008, O País, p. 5

Ministro Edson Santos defende debate sobre acordo na convenção: "Sem aliança, corremos risco de derrota fragorosa"

Maiá Menezes

Uma articulação do PT nacional com os petistas do Rio deve levar o partido a discutir na convenção, marcada para o próximo domingo, a proposta de aliança com o PCdoB. A alternativa manteria a chancela sobre o que fazer nas eleições deste ano nas mãos da direção regional do partido, afastando o fantasma da intervenção, e atenderia aos interesses do PT nacional.

Nomes fortes do partido, como o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, defendem abertamente a aliança com o PCdoB. Ele quer que o PT discuta o tema na convenção:

- Sem a aliança com a esquerda, corremos sério risco de derrota fragorosa. A candidatura da Jandira Feghali se mostra mais viável para disputar com a direita no nosso estado. Temos que criar condições para que tudo seja feito da forma menos traumática possível. É esse também o sentimento do presidente Lula - disse ontem o ministro, negando que vá apresentar a proposta.

Fora de pauta, depois que as prévias do PT decidiram por ampla maioria apoiar o nome do deputado estadual Alessandro Molon, o debate em torno de novas políticas de alianças voltou ao horizonte dos petistas desde que o PMDB abandonou a pré-candidatura de Molon.

- Desconheço que haja desejos ocultos no partido de aliança com o PCdoB. Sou a favor de alianças, mas seria uma tragédia retirar a candidatura agora - reage Alberto Cantalice, presidente regional do partido.

Molon diz que proposta seria um golpe

Correntes do PT mais à esquerda fazem coro com Edson Santos, antenadas com o movimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, na última quinta-feira, se reuniu com o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, para discutir a política de alianças no Rio e em São Paulo. Caso a proposta seja apresentada, dizem integrantes desses grupos, terá adesão na convenção.

- Quem pensa em apresentar ou defender essa proposta ou desconhece o estatuto do partido ou quer dar um golpe - diz Molon, argumentando que a convenção tem apenas o poder de homologar os prévias.

Jandira Feghali, em gravação do programa "Deles e Delas", na TV Bandeirantes, afirmou ontem que, caso consiga formalizar a aliança com o PT e com o PDT, pode pular de um minuto e meio para oito minutos no horário eleitoral gratuito. Preferiu, no entanto, não entrar no mérito da discussão dentro do PT, ressaltando que esse é um tema que cabe aos petistas.