Título: De Sarkozy para Sarkozy, um feudo na política francesa
Autor: Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 17/06/2008, Economia, p. 30
Filho do presidente ascende no partidoPARIS. Os cabelos são da mãe, mas, em termos de instinto político, Jean Sarkozy puxou o pai, o presidente francês, Nicolas Sarkozy. Aos 21 anos, o filho do chefe de Estado foi escolhido ontem líder do partido do governo na municipalidade de Neuilly, berço político da família.
Segundo filho do primeiro casamento de Sarkozy, com Marie-Dominique Culiolim, consegue, com a indicação, uma das mais rápidas ascensões dentro da política francesa. O jovem de longos cabelos louros e recém-eleito vereador está apenas no segundo ano do curso de direito, mas desbancou políticos de tradição no cenário regional de Neuilly ao assumir o posto. Em seu discurso de posse, porém, ele disse que comandará o partido com humildade.
¿ Sei, com toda a humildade, que há muito trabalho a ser feito ¿ disse o jovem, conhecido também como Scooter Sarko, devido a algumas desventuras ao dirigir este tipo de motoneta. ¿ Minha missão é restaurar a calma e a serenidade. É um trabalho difícil porque não é segredo que a campanha municipal deixou feridas.
É verdade. O início da carreira política de Sarko Júnior foi como gerente da campanha do candidato de seu pai à prefeitura de Neuilly, o ex-porta-voz presidencial David Martinon. Quando ficou claro que a campanha era um fracasso, Jean Sarkozy mudou de lado e convenceu o partido a abandonar Martinon, voltando-se para o dissidente direitista Jean-Christophe Fromantin, que seria eleito.
Traições, trocas de alianças e reviravoltas se repetiram dentro da coalizão de partidos de direita que sustenta o governo Sarkozy, a União para uma Maioria Popular (UMP), em Neuilly. Para chegar à liderança, Jean usou táticas que se tornaram conhecidas com o estilo truculento do pai. O filho do presidente, porém, nega isso:
¿ Somente aceitei o cargo quando me convenceram de que seria capaz de ser o candidato da unidade e da reconciliação.
O predomínio de um Sarkozy na política de Neuilly não é nova. O atual presidente foi prefeito da cidade entre 1983 e 2002.
Neuilly é, na verdade, uma continuação de Paris com status de município ¿ é atendido pela linha 1 do metrô parisiense, sendo possível ir até locais como o Arco do Triunfo, o Louvre ou o Marais sem fazer baldeação. Com 61 mil habitantes, é considerado o distrito mais rico do país.