Título: Florianópolis: família põe Amin na disputa
Autor:
Fonte: O Globo, 17/06/2008, O País, p. 8

A mulher, Angela, também era pré-candidata do PP, mas em casa o marido foi o escolhido

Adriana Baldissarelli

FLORIANÓPOLIS. O ex-governador Esperidião Amin anunciou ontem que será ele - e não sua mulher, a deputada federal Angela Amin - quem vai disputar pelo PP as eleições em Florianópolis contra o prefeito Dário Berger (PMDB).

- Será a eleição mais difícil da nossa vida. Sou candidato por exclusão. Topei a parada porque não posso me omitir ao desejo de mudança que há na cidade. Moro aqui, então vou disputar a eleição livre, leve e solto - discursou Amin, em nome do casal, no fim da manhã, para surpresa dos correligionários do PP que, na maioria, apostavam em Angela.

Partido sabia que decisão seria familiar e não política

O partido admitia que seria mais uma decisão familiar do que política, já que ambos tinham índices equivalentes em pesquisas de intenção de voto. Amin disse que fez uma votação em casa e votou na mulher, mas ela e os três filhos o escolheram.

Angela Amin foi prefeita de Florianópolis por dois mandatos, mas não conseguiu eleger o sucessor em 2004, quando Berger venceu a disputa contra Francisco de Assis Filho, o candidato dos Amin.

Esperidião Amin foi senador e duas vezes governador de Santa Catarina. Perdeu as duas últimas eleições, em 2002 e 2006, para o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Também foi prefeito biônico na década de 70 e o primeiro prefeito eleito da capital na década de 80.

O candidato do PP disse que a eleição em Florianópolis tem visibilidade estadual e lamentou que não haja condições de estabelecer uma aliança de oposição no primeiro turno. A principal dificuldade, explicou, além dos desentendimentos entre PT e PCdoB, é que quase todos os partidos operam como satélites do PMDB em razão de estarem coligados no governo do estado.

O nome de Amin só será oficializado em convenção no dia 29. Até lá será escolhido o candidato a vice, que pode ser Gérson Basso, do PV.

O PMDB também fará a convenção municipal dia 29. Vai confirmar Dário Berger como candidato à reeleição, mas ainda não escolheu o candidato a vice. Berger foi duas vezes prefeito de São José, na Região Metropolitana; trocou de domicílio eleitoral e ganhou a eleição de 2004 em Florianópolis pelo PSDB, com apoio do PMDB no segundo turno. Em outubro passado, assinou ficha no PMDB de Luiz Henrique.