Título: Pmdb lança candidato em minas; PT adia decisão sob aliança com Psb
Autor: Cotta, Sueli
Fonte: O Globo, 16/06/2008, O País, p. 5

BELO HORIZONTE. O PMDB vai lançar o deputado federal Leonardo Quintão para a disputa eleitoral em Belo Horizonte. O partido ficou de fora da aliança defendida pelo governador Aécio Neves (PSDB) e pelo prefeito Fernando Pimentel (PT). O ministro das Comunicações, Hélio Costa, intermediou algumas conversas entre o PMDB e o governador Aécio Neves, mas não encontrou espaço e acabou buscando o lançamento de candidatura própria.

O veto da executiva nacional do PT à participação do PSDB na chapa defendida por Aécio e Pimentel continua gerando polêmica. O PT tinha marcado um encontro para este sábado para aprovar a aliança e definir a chapa de vereadores, mas preferiu adiar a decisão. Há um temor de que o PSB decida aprovar a chapa encabeçada por Márcio Lacerda, do PSB, tendo como vice o deputado Roberto Carvalho, do PT, com o apoio formal do PSDB. Se isto acontecer, o PT estará descumprindo a determinação da executiva nacional de não se coligar formalmente com o PSDB e não terá tempo para definir uma outra estratégia.

O grupo ligado a Pimentel fez um apelo para que a direção do PSB antecipe a sua convenção, marcada para o dia 29, para dar tempo de o PT reagir, caso se confirme esse temor dos petistas. Mas, até o momento, não houve qualquer sinal de que o PSB vá atender aos apelos do partido. Na terça-feira, o presidente nacional do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, chega a Belo Horizonte para tentar selar o acordo com o governador Aécio Neves.

No PSDB, a expectativa é que as pressões do PSB sobre a direção nacional do PT surtam efeito e o veto seja revisto. O PSDB ainda não marcou a data para realizar a sua convenção e vem conduzindo as negociações com o PSB.