Título: Califórnia à espera de boom de casamento gay
Autor: Lages, Christine
Fonte: O Globo, 13/06/2008, O Mundo, p. 37

Lei que permite união civil entre homossexuais entra em vigor no estado na segunda-feira

Christine Lages

O restaurante já foi escolhido e as reservas, feitas. A festa dos sonhos de Jim Smith e Frank Reifsnyder, de 40 e 37 anos, só não será maior na terça-feira, dia 17, porque depois de 11 anos juntos eles não querem mais esperar um minuto sequer para trocar as alianças oficialmente. Como esse, outras centenas de casais do mesmo sexo comparecerão a cartórios da Califórnia a partir da semana que vem. Às 17h01m de segunda-feira entra em vigor a lei estadual que permite a união civil entre homossexuais.

Marcar horário com um oficial para a cerimônia não é muito difícil, mas encontrar reserva para a semana que vem em restaurantes badalados é tarefa quase impossível por causa da procura. A nova lei, que faz da Califórnia o segundo estado americano a permitir a união civil entre pessoas do mesmo sexo, promete causar um boom no mercado de casamentos da região.

¿ Conseguimos marcar a nossa cerimônia em outra cidade para terça-feira, às 15h45m. O difícil mesmo foi conseguir fazer reserva em um restaurante. Mas resolvemos comemorar em um local de frutos do mar onde ficamos pela primeira vez ¿ contou Jim, que vive com o companheiro em Los Angeles.

Metade dos casais gays da Califórnia quer casar

Uma pesquisa feita pelo Instituto de Orientação Sexual da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) mostra que a comunidade gay gastará US$684 milhões (R$1,123 bilhão) em bolos, fotógrafos e serviços de cerimonial nos próximos três anos, a não ser que os eleitores do estado revertam a decisão da Suprema Corte da Califórnia no segundo semestre deste ano.

Os pesquisadores descobriram que metade dos 100 mil casais gays da Califórnia pretende se casar nos próximos três anos e outros 68 mil de diversos estados seguirão para a região para trocar alianças. O estudo ainda diz que esses casamentos vão gerar dois mil empregos.

No caso de Jim e Frank, a grande festa acontecerá no próximo ano, na Disneylândia.

¿ Será o casamento dos nossos sonhos. Vamos renovar os nossos votos e nossos parentes estarão presentes ¿ contou Jim.

A Califórnia é o primeiro estado a aceitar união civil entre pessoas do mesmo sexo de outros estados, segundo a socióloga da Universidade de São Francisco Kimberly Richman. No entanto, ela lembra que esses casais não terão seus benefícios reconhecidos em suas cidades. Em Massachusetts, onde a lei foi aprovada em 2004, apenas homossexuais residentes no estado podem adquirir a licença.

¿ Em 2004, quando o prefeito de São Francisco legalizou o casamento gay na cidade ¿ a medida caiu depois de um mês ¿ cerca de 4 mil casais compareceram aos cartórios em poucas semanas. Essas uniões foram canceladas. Então, imagina quantos não comparecerão desta vez ¿ completou Kimberly.

A decisão da Suprema Corte da Califórnia foi tomada por 4 votos a 3.

¿ Em termos legais, não fará muita diferença. O que mudará mesmo será a forma como eles serão vistos pela sociedade, que os aceitará mais ¿ afirmou a socióloga.

O casamento entre homossexuais também não abre portas para a imigração no país.