Título: Acidente expôs riscos da profissão
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 15/06/2008, O País, p. 3

Os controladores de vôo, sua rotina estressante e seu papel-chave na segurança do transporte aéreo brasileiro passaram a ser notícia a partir do acidente entre um Boeing da Gol e um jato Legacy, em setembro de 2006, que resultou na morte de 154 pessoas em Mato Grosso. A tragédia motivou os controladores a aumentar o intervalo entre as decolagens por conta própria, e a denunciar condições precárias de trabalho: o controle simultâneo de número excessivo de aeronaves e a sobrecarga de trabalho poriam em risco a segurança dos vôos. Com a chamada operação-padrão dos controladores, aeroportos passaram a registrar atrasos cada vez maiores, causando revolta de passageiros e ataque aos guichês.

Em março de 2007, três dias após o presidente Lula exigir um prazo para o fim da crise, uma rebelião de controladores, com aquartelamento e ameaças de greve de fome, paralisou o Cindacta 1, em Brasília, provocando o fechamento de 49 aeroportos e deixando milhares de pessoas sem viajar. Os líderes do motim, afastados, dizem sofrer represálias até hoje.

A crise resultou na queda de Waldir Pires do Ministério da Defesa, na troca de comando na Aeronáutica e na Anac e na abertura da CPI do Apagão Aéreo.