Título: Kassab, do DEM, é lançado à reeleição em SP e elogia tucanos
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 15/06/2008, O País, p. 4

Vice-governador do PSDB comete gafe na festa e chama prefeito de Alckmin

Adauri Antunes Barbosa

SÃO PAULO e RIO. A convenção do DEM ontem em São Paulo confirmou a candidatura do prefeito Gilberto Kassab à reeleição. Em discurso na Assembléia Legislativa de São Paulo, onde aconteceu a convenção, Kassab afagou os tucanos, já que luta pelo apoio do PSDB, e atacou a ex-prefeita Marta Suplicy (PT), também candidata.

¿ Estamos juntos com o PSDB há oito anos, governando São Paulo. Essa aliança elegeu José Serra prefeito e Geraldo Alckmin governador. E tenho muito orgulho de tê-los ao meu lado. Nada destruirá a aliança com o PSDB. É uma aliança que tem espírito público. Não podemos permitir que coloquem pessoas que fizeram mal à cidade anteriormente no governo ¿ disse.

Kassab listou os projetos que executou na prefeitura, que assumiu após a renúncia do prefeito José Serra (PSDB) que se candidatou a governador, e bateu em Marta.

¿ Não é a grife famosa que tem de aparecer, é o serviço ¿ disse, referindo-se às roupas da ex-ministra do Turismo, apesar de citar entre suas realizações a Virada Cultural e a revitalização do centro, projetos criados por Marta quando foi prefeita.

Presente à convenção do DEM a pedido do governador José Serra, que está nos EUA, o governador em exercício, Alberto Goldman (PSDB), trocou o nome de Kassab pelo do tucano Geraldo Alckmin, que se recusa a aceitar a aliança com o DEM e se lançou candidato à prefeitura paulistana.

¿ Em nome do governador Serra, trago a saudação aos companheiros do PFL (DEM) e suas lideranças, consolidando a candidatura de Geraldo Alckmin. Desculpe, Gilberto Kassab ¿ disse Goldman, que foi vaiado pela platéia, e errou de nome de novo ao defender a aliança entre DEM e PSDB.

¿ Trago uma saudação do governador José Serra ao companheiro Geraldo Kassab. A aliança é tão forte, que acabei trocando os nomes ¿ defendeu-se, sob vaias.

Na convenção do PSDB domingo próximo, duas propostas estarão em votação: a candidatura de Alckmin e a aliança com o DEM. Divididos entre alckmistas e kassabistas, os tucanos têm cerca de 70% dos cargos na prefeitura de São Paulo.

Cesar e Solange se reúnem para ¿animar a militância¿

No Rio, numa reunião a portas fechadas ontem, o prefeito Cesar Maia (DEM) e a pré-candidata do partido à prefeitura Solange Amaral conversaram com representantes de deputados e vereadores de seu partido para ¿animar a militância¿, nas palavras dela. O prefeito disse que aparecerá ao lado de Solange em programas de TV, panfletos e cartazes, mas com menos intensidade do que em 1996, com Luiz Paulo Conde.

Avaliando sua administração, Maia disse que as áreas de saúde e de transporte avançaram menos que as outras:

¿ Minhas administrações têm sempre uma curva ascendente de avaliação. Tivemos problema com dengue. Isso gerou uma avaliação baixa. Mas melhorou muito ¿ disse Cesar, admitindo que Solange terá problemas na Zona Sul.

COLABOROU Eduardo Fradkin