Título: Biocombustível é bode expiatório
Autor:
Fonte: O Globo, 15/06/2008, Economia, p. 35

A comissária de Agricultura da União Européia, a dinamarquesa Mariann Fischer Boel, defendeu os biocombustíveis das críticas de que são responsáveis pela crise dos alimentos.

Graça Magalhães-Ruether

Os biocombustíveis têm sido apontados como a causa da crise dos alimentos. Quais as razões da crise?

MARIANN FISCHER BOEL: Muitas pessoas vêem os biocombustíveis como um bode expiatório, causadores dos altos preços dos alimentos. Há causas estruturais e de curto prazo. A primeira é o gigantesco aumento da demanda em emergentes como China e Índia, que consomem mais carne. Uma mudança dos hábitos em países com população de mais de um bilhão de habitantes tem um impacto enorme. A segunda é o mau tempo, que em 2006 e 2007 reduziu a produção de cereais em EUA, Canadá, Rússia, Ucrânia e Austrália. Há a especulação. E diversos países produtores criaram restrições a suas exportações.

Alguns países da UE, como Alemanha ou França, são grandes produtores de biodiesel. Houve redução da produção de alimentos por causa disso?

MARIANN: A UE usa menos de 1% dos cereais que produz para fazer etanol. Usa dois terços das plantações de colza no biodiesel, mas a produção de colza européia equivale a 2% da demanda global por grãos de óleo.

É possível combater a especulação com gêneros alimentícios?

MARIANN: Como defensora do mercado livre, sou contra qualquer tipo de interferência.

Lula acusa os críticos do biocombustível de defenderem interesses econômicos próprios. Como a senhora vê a acusação de Jean Ziegler, ex-encarregado da ONU de alimentação, de que os biocombustíveis são um crime contra a Humanidade?

MARIANN: Acho que temos de ser bastante cautelosos com a escolha da nossa linguagem quando falamos sobre temas tão carregados de emoção. Na Europa, decidimos pela meta de usar 10% de biocombustíveis em nossos transportes até 2020. Mas com ou sem essa meta haverá um aumento da produção mundial de biocombustíveis.

Por que a taxa de importação de bioetanol do Brasil é tão alta na UE? Há possibilidade de redução?

MARIANN: Essas tarifas devem ser reduzidas no futuro, como conseqüência das negociações na OMC ou acordos bilaterais. A UE abriu negociações com o Mercosul. Sou a favor dessas negociações, mas hoje não é possível prever seu resultado.