Título: Mercado cai 0,17%, com Vale e telefonia
Autor: Novo, Aguinaldo ; Rangel, Juliana
Fonte: O Globo, 14/06/2008, Economia, p. 29
O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, o Ibovespa, descolou-se ontem dos mercados internacionais e recuou 0,17%, aos 67.203 pontos, com forte instabilidade. Já o dólar subiu 0,06%, para R$1,636. Na semana, a Bolsa acumulou perdas de 3,70%.
No início dos negócios, as ações preferenciais (PN) da Petrobras foram destaque e chegaram a subir 2,59%, mas fecharam em alta de 1,59%.
Um dia antes, após o fechamento do mercado, a empresa divulgou uma nova descoberta de petróleo, no poço de Guará, na camada pré-sal da Bacia de Santos. A reserva fica próxima a outras descobertas.
- Guará está no mesmo bloco da descoberta de Carioca, mas numa parte menor. Por isso, talvez o mercado não tenha se sensibilizado tanto - disse Ricardo Martins, da corretora Planner.
Entre os papéis que mais pesaram no Ibovespa estiveram os de empresas de telefonia. A Agência Nacional de Telecomunicações aprovou o texto básico do novo Plano Geral de Outorgas, que permitirá a compra da Brasil Telecom (BrT) pela Oi, mas exigiu a separação de ativos de telefonia fixa e banda larga. Os papéis PN da BrT Participações caíram 7,91%; os da operadora, 5,45%; e os da Oi, 3,54%.
As ações PN da Vale caíram 1,32% e contribuíram para a queda da Bolsa. Em meio a rumores de que a empresa fará uma nova aquisição, elas já perderam 9,10% na semana.
Nos EUA, o Dow Jones subiu 1,37%, com o fortalecimento do dólar e a queda do preço do petróleo. O Nasdaq subiu 2,09%. (Juliana Rangel)