Título: De volta a Campos
Autor: Balbi, Aloysio
Fonte: O Globo, 14/06/2008, O País, p. 8

Com o casal fora do poder, Rosinha, ao lado de Garotinho, se lança candidata a prefeita

Aloysio Balbi

CAMPOS. Mesmo respondendo a processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ex-governadora Rosinha Garotinho lançou ontem sua candidatura a prefeita de Campos, no Norte Fluminense, numa frente com diversos partidos (PRB, PP, PMN, DEM, PTB e PSC) que, aliada ao PMDB, tentará reconquistar o município, berço político dos Garotinho, onde seu marido, o também ex-governador, foi prefeito por duas vezes. O grupo de Garotinho foi derrotado na última eleição municipal, em 2004, a mais tumultuada da história do município, quando o Ministério Público concluiu que a prefeitura de Campos e o governo do estado (comandado por Rosinha na época) utilizaram programas sociais como moeda eleitoral.

Segundo Garotinho, que esteve todo o tempo ao lado da mulher, Rosinha foi escolhida por reunir as melhores condições eleitorais. Rosinha disse que não há embaraço jurídico que possa inviabilizar sua candidatura. Também não vê reflexos eleitorais conseqüentes da operação Segurança Pública S.A., em que o Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra Garotinho por ligações com o grupo do deputado estadual Álvaro Lins (PMDB).

- Vamos repetir sempre que não há nada contra Garotinho, pois os próprios procuradores, na entrevista coletiva após a operação, afirmaram não ter provas contra ele. Isso definitivamente não vai prejudicar minha campanha e nem o futuro político do Garotinho - disse a ex-governadora, que vai se mudar para Campos.

Rosinha leu uma carta-compromisso, de duas páginas, em que cita cinco vezes a expressão "Campos precisa de todos nós!". Perguntada sobre a disputa, que tende a ser acirrada, tendo como principal adversário o ex-prefeito e deputado federal Arnaldo Vianna (PDT-RJ), Rosinha disse que quer ganhar no primeiro turno. Além do PDT, o PT vai lançar candidato, possivelmente o médico Makoul Moussalém, que disputou em 2004. O PSDB ainda não decidiu e é cobiçado pelos candidatos.

O PDT aposta em Vianna, ex-aliado de Garotinho, mas ele enfrenta processos. Seu afilhado político, o atual prefeito, Alexandre Mocaiber, é denunciado em vários processos e que teve quatro secretários presos na operação "Telhado de Vidro", chegando a ser afastado do cargo.

Quase um ano após serem condenados pelo TRE do Rio por abuso de poder político na campanha de 2006, Garotinho, Rosinha e o hoje deputado federal Geraldo Pudim ainda não sentiram os efeitos da sentença. Em junho de 2007, os três foram declarados inelegíveis até 2009. Pudim teve o mandato de deputado federal cassado. Eles recorreram ao TSE, que garantiu a Pudim o direito de permanecer no cargo até o julgamento final. A condenação por inelegibilidade precisa ser confirmada pelo TSE para ter validade prática. Não há previsão de quando o caso será julgado.