Título: PSOL planeja lançar Heloísa para vereadora
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 14/06/2008, O País, p. 8
Partidos pequenos apostam em suas estrelas e querem ter candidatos em todas as capitais
Maria Lima
BRASÍLIA. Com a estratégia de ocupar espaços na campanha de rua, na TV e nos palanques com aliados e eleger o maior número possível de vereadores, pequenos partidos como PSOL e PCdoB trabalham para lançar candidatos a prefeito ou vice em todas as capitais. Dos 13 deputados federais do PCdoB, nove concorrem a uma vaga de prefeito este ano. O PSOL disputará sua primeira eleição municipal. Vai lançar seus melhores quadros, entre eles os três deputados federais e até sua ex-candidata a presidente da República Heloísa Helena, que vai puxar votos.
Em vez de se candidatar a prefeita de Maceió, que pode lhe render maior desgaste e inviabilizar projetos mais ousados no futuro, ela deverá disputar uma vaga de vereadora.
- A Heloísa é nosso melhor quadro. É o momento singular para fortalecermos o partido. Vamos nos apresentar como a opção mais doutrinária e ideológica para cativar o voto de opinião - diz o deputado Chico Alencar, candidato a prefeito do Rio.
- Como as podres organizações criminosas da canalha política de minha querida e sofrida Alagoas dizem que vão me derrotar a qualquer preço nesta eleição, até para vereadora, estou quase decidida a concorrer - disse Heloísa ao GLOBO.
Em Porto Alegre, a líder da bancada do PSOL, Luciana Genro, enfrentará na disputa, além do atual prefeito, José Fogaça (PMDB), e do deputado Onyx Lorenzoni (DEM), outras duas mulheres: Maria do Rosário (PT) e Manuela d"Ávila (PCdoB).
- Se o PCdoB consegue uma exposição maior de seu programa, com candidatos viáveis, isso tem um impacto grande para eleger um maior número de vereadores - afirma Manuela. - Mas não estou na disputa só para puxar votos, não. Fui a deputada mais votada de Porto Alegre e vou ganhar.
No PCdoB, além de nove dos 13 deputados estarem na disputa, estarão concorrendo a ex-deputada Jandira Feghali no Rio; Ângela Albino em Curitiba e Edivaldo Nogueira , prefeito de Aracaju, que busca a reeleição.
Líder do Bloquinho (PCdoB, PSB e PDT), o deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE), candidato a prefeito de Olinda, diz que a idéia é expor mais os partidos do bloco, investir nas candidaturas com chances reais, em alianças, para ganhar corpo para 2010. O ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo (SP) ainda procura se viabilizar para disputar a prefeitura de São Paulo, apesar da pressão do presidente Lula para que apóie a petista Marta Suplicy.