Título: Enem vai considerar realidade dos alunos
Autor: Oliveto, Paloma
Fonte: Correio Braziliense, 14/05/2009, Brasil, p. 16

Testar os conhecimentos adquiridos na sala de aula por meio de questões que reflitam a realidade do estudante. Essa é a proposta do Ministério da Educação (MEC) para o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aprovada ontem pelos reitores integrantes do comitê de governança que analisa a nova prova de acesso às universidades federais. Hoje, o ministério apresenta ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) a matriz dos testes; ou seja, como as questões serão formuladas e de que forma os conteúdos serão cobrados.

Segundo o ministro Fernando Haddad, o Enem será realizado duas vezes por ano. Ele acredita que, com o tempo, o exame promova uma mudança no ensino e no currículo escolar. Para ele, hoje o que se tem nas salas de aula é um ¿empilhamento dos programas do vestibular¿. ¿As diretrizes de 1998 não saíram do papel no que diz respeito à diversidade do ensino médio. O MEC achou necessário promover essa diversificação¿, afirma.

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Amaro Lins, diz que a maioria das universidades já preparam vestibulares que exigem mais conhecimento do que fórmulas decoradas. Porém, afirma que a proposta é um ¿grande avanço¿, pois permite que ¿o país inteiro use um exame com grandes ganhos em comparação ao tradicional¿. ¿Os estudantes vão ficar muito satisfeitos quando virem a matriz¿, acredita.

Haddad garante que não haverá prejuízo para os alunos que estão no 3º ano do ensino médio e, portanto, passaram todo o último período do ciclo básico se preparando para o vestibular tradicional. Ele considerou ¿precipitada¿ a atitude do Democratas (DEM) de Pernambuco, que entrou com uma liminar contra a decisão das duas federais do estado de usarem o Enem este ano. O partido alega que isso prejudicaria os alunos. ¿Temos toda segurança de que os estudantes que se sairiam bem no vestibular tradicional se sairão bem no novo exame¿, disse.

Confronto Em Belo Horizonte, estudantes do ensino médio e policiais militares entraram em confronto ontem no Centro da cidade. Por volta das 8h, cerca de 300 jovens, reivindicando o meio passe no transporte coletivo, fecharam o cruzamento das avenidas Afonso Pena e Amazonas. Um grupo de policiais militares, alguns montados em cavalos, tentaram impedir que os estudantes tomassem a praça. Houve confronto e a PM usou gás de pimenta para afastar os manifestantes. Três adolescentes foram apreendidos e dois adultos presos A prefeitura informou que vai estudar quantos alunos poderiam ser beneficiados com a meia passagem.