Título: Lula liberará ministros para campanha
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 18/06/2008, O País, p. 8

Eles poderão percorrer qualquer estado, observando restrições legais

Luiza Damé

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá liberar seus ministros políticos para fazer campanha eleitoral em qualquer estado, sem restrições, a não ser as legais que caracterizem uso da máquina pública. Lula comandou ontem mais uma reunião para discutir o comportamento do governo nas eleições, com a participação de 11 ministros com vínculos partidários. Novamente, não houve consenso sobre como deve ser a conduta de todos no processo eleitoral deste ano.

Lula, por sua vez, voltou a dizer que só fará campanha onde a disputa estiver polarizada entre um candidato aliado do Palácio do Planalto e a oposição.

Embora o articulador político do governo, José Múcio Monteiro (Relações Institucionais), tenha insistido, na reunião, que os ministros só devem fazer campanha nos seus estados, deve prevalecer a tese de que eles podem subir nos palanques dos aliados em todo o país. Para Múcio, a limitação territorial evitaria atritos entre aliados e um racha na base, com efeitos diretos nas votações no Congresso.

Já Tarso Genro (Justiça), do PT; Alfredo Nascimento (Transportes), do PR; Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), do PMDB; e Márcio Fortes (Cidades), do PP, defenderam liberdade para subir no palanque dos candidatos de seus partidos em qualquer estado.

Tarso Genro disse que não se importaria que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, fosse a Porto Alegre fazer campanha. O partido de Lupi não terá candidato próprio na capital gaúcha e vai apoiar a reeleição do prefeito José Fogaça (PMDB).

Diante do impasse, Lula prometeu pensar e informar sua posição até o final da semana. Por enquanto, os ministros terão de observar as normas legais, como evitar o uso de jatinhos da FAB para viagens a seus estados quando forem participar de eventos políticos. Também não podem utilizar carros oficiais nem combinar agendas oficiais com eventos de campanha.