Título: Mais de 37 milhões expulsos por conflitos
Autor: França, Estrasburgo
Fonte: O Globo, 18/06/2008, O Globo, p. 31

Refugiados e deslocados internos atingem número recorde. Afeganistão e Iraque no topo da lista LONDRES. A quantidade de refugiados e deslocados internos por conflitos armados ou perseguições atingiu um número recorde, chegando a mais de 37 milhões de pessoas no ano passado, segundo um relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) apresentado ontem. Iraque e Afeganistão foram os maiores responsáveis pelo aumento pelo segundo ano consecutivo no número de refugiados, enquanto a maioria dos deslocados internos se encontra na Colômbia.

De acordo com o relatório ¿Tendências Globais 2007¿, o número de refugiados fora dos seus países de origem subiu, entre 2006 e 2007, de 9,9 milhões para 11,4 milhões. Já entre os chamados deslocados internos ¿ pessoas forçadas a fugir de suas casas, mas que continuam em seu próprio país ¿ o número foi de 24,4 milhões para 26 milhões.

O relatório observa que quase metade dos refugiados sob a proteção do Acnur são afegãos (cerca de 3 milhões) e iraquianos (2 milhões, refugiados principalmente em Jordânia e Síria. Os colombianos formam o terceiro maior grupo, com 552 mil refugiados, que buscam abrigo principalmente em Venezuela e Equador. Em seguida vêm sudaneses (523 mil) e somalis (457 mil).

Os números representam um grande desafio para a comunidade internacional e para o Acnur, cuja população sob sua proteção é hoje de 25,1 milhões de pessoas (11,4 milhões de refugiados e 13,7 milhões de deslocados internos).

¿ Após cinco anos de queda no número de refugiados, entre 2001 e 2005, verificamos aumento dois anos consecutivos. Isso é motivo de preocupação ¿ disse, em Londres, o Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, António Guterres, ao iniciar a semana de atividades para marcar o Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho.

Acnur pede envolvimento da comunidade internacional

Entre os deslocados internos, a maioria se encontra na Colômbia: cerca de 3 milhões de pessoas, segundo o Acnur, 2,5 milhões segundo o governo colombiano. Depois estão 2,4 milhões no Iraque; 1,3 milhão na República Democrática do Congo; 1,2 milhão em Uganda; e 1 milhão na Somália. Os 13,7 milhões de deslocados internos sob a proteção do ACNUR estão em 23 países diferentes.

¿ Há um conjunto de crises que estão relacionadas, como as de Afeganistão, Palestina, Iraque, Sudão, Chade e Somália. Paralelamente, há uma multiplicação de crises por todas as partes, sobretudo na África, muitas delas desconhecidas ¿ disse Guterres.

Para melhorar a situação, ele considera fundamental que a comunidade internacional se envolva mais na solução dos conflitos e que os países desenvolvidos ¿apliquem uma política de abertura de fronteiras que permita ajudar a quem necessita de proteção¿.

¿ Embora nos ocupemos da parte humanitária, a solução ao desafio dos refugiados não é humanitária, mas política ¿ disse ele.

Os números de pessoas desabrigadas ou necessitando de assistência são ainda maiores, já que as cifras do Acnur não incluem os 4,6 milhões de refugiados palestinos (atendidos por outra agência da ONU) e cerca de 25 milhões de vítimas de catástrofes naturais ¿ o que elevaria a 67 milhões o número de deslocados por diversos motivos.