Título: Vice também terá sua foto na urna eletrônica
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 19/06/2008, O País, p. 5
Presidente do TSE quer que eleitor tenha informação para votar
BRASÍLIA. Nas próximas eleições de outubro, além da fotografia dos candidatos a prefeito, o eleitor poderá visualizar na urna eletrônica, na hora de votar, também a imagem dos vices inscritos nas chapas. A inclusão foi proposta pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, e aprovada pela Corte na terça-feira.
A assessoria de imprensa do tribunal eleitoral informou que a implantação dessa mudança não vai implicar custos extras para os cofres públicos.
"Não é raro suplentes e vices assumirem o cargo"
Em 2010, os vices nas chapas de candidatos a presidente da República e os suplentes de concorrentes ao Senado e à Câmara dos Deputados deverão ganhar a mesma publicidade na urna eletrônica.
- A mudança servirá para melhorar a orientação ao eleitor, para que, dessa forma, ele também conheça o candidato a vice-prefeito. Assim, a chapa por completo será visualizada. Isso porque não é raro os suplentes e os vices assumirem a titularidade do cargo e, às vezes, para sempre, até o fim do mandato, não episodicamente, numa verdadeira sucessão - justificou o presidente do TSE.
Em seu discurso de posse, em maio passado, Ayres Britto já manifestara sua preocupação com a divulgação da identidade do vice e dos suplentes.
- Não seria chegada a hora de a Justiça Eleitoral melhor informar o eleitor em relação àqueles que poderão até ficar no lugar dos titulares sem, no entanto, receber diretamente um voto sequer? - perguntou o ministro na ocasião.