Título: Em BH, PSB espera um sinal do PT
Autor: Camarotti, Gerson; Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 19/06/2008, O País, p. 8
Campos aceita alianças, mas quer petistas e tucanos no palanque da capital
Sueli Cotta
BELO HORIZONTE. O presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, governador de Pernambuco, espera um sinal de boa vontade do PT para negociar a aliança entre os dois partidos em algumas cidades. O PSB está disposto a fazer gestos de boa vontade, mas espera o mesmo dos petistas, principalmente em relação à prefeitura de Belo Horizonte, na aliança defendida pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) e pelo prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT).
A chapa, encabeçada por Márcio Lacerda (PSB), tendo como vice Roberto Carvalho (PT), teve vetada a participação do PSDB pela executiva nacional do PT.
- Gestos de boa vontade só teremos se gestos de boa vontade vierem também na direção do PSB - disse Campos, lembrando que o partido governa três estados (Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte) nos quais apóia candidatos do PT a prefeito da capital.
Ele se reuniu com Pimentel e Aécio para discutir como será conduzida a negociação para garantir que PT e PSDB dividam o mesmo palanque em Belo Horizonte. Para Campos, não há dificuldade para o PSB discutir o apoio do partido ao PT em Manaus, Recife ou São Paulo, mas não aceita que Belo Horizonte fique de fora dessa discussão.
Eduardo Campos esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na noite de terça-feira, discutindo as dificuldades impostas pelo PT em Belo Horizonte.
O PT vai realizar a sua convenção municipal neste sábado e a expectativa é que até lá a executiva nacional dê um sinal para viabilizar a aliança.