Título: Índice traz Brasil fechado a comércio
Autor: Rodrigues, Luciana
Fonte: O Globo, 19/06/2008, Economia, p. 30
Ranking inédito do Fórum Econômico Mundial classifica país em 80º lugar
Luciana Rodrigues
O Brasil ainda apresenta uma economia fechada quando comparado a seus vizinhos na América Latina e, também, a outros grandes emergentes do grupo Brics, que inclui ainda Rússia, Índia e China. Segundo ranking inédito do Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa a 80ª posição entre 118 países no Índice de Facilitação do Comércio, que leva em consideração aspectos como abertura comercial, burocracia nas fronteiras, infra-estrutura logística e ambiente de negócios.
O ranking é liderado por Hong Kong e Cingapura e, quando avaliadas as diferentes regiões do mundo, os países asiáticos aparecem como os mais abertos ao comércio. A China está na 48ª colocação e a Índia, na 71ª. Dos Brics, o Brasil só aparece à frente da Rússia (103º lugar). Na América Latina, a economia brasileira está atrás de Chile (27º ), México (65º) e Argentina (78º).
Segundo o relatório do Fórum, o mercado brasileiro é muito fechado ao comércio, com tarifas excessivas a importados e, em menor grau, barreiras não-tarifárias. Há escassez de infra-estrutura de transportes e, principalmente, não existe mercado aéreo aberto e competitivo. Em relação a controles de fronteiras, os empresários se queixam de burocracia nos procedimentos alfandegários. E, como em todos os países da região, destaca o relatório, há problemas de segurança nas fronteiras.
Os destaques positivos do Brasil são as empresas de logística, consideradas competentes e confiáveis. E a infra-estrutura de telecomunicações é avaliada como abundante e de boa qualidade.