Título: Brasil na Opep. Como convidado
Autor:
Fonte: O Globo, 19/06/2008, Economia, p. 35

BRASÍLIA. O Brasil foi convidado a participar, pela primeira vez na História, de uma reunião do cartel dos países produtores e consumidores de petróleo. O encontro de emergência, convocado pela Arábia Saudita, acontecerá no próximo domingo, dia 22, em Jedá, onde estarão autoridades da Organização dos Países Produtores e Exportadores de Petróleo (Opep) e das nações desenvolvidas, como EUA, Alemanha e Japão.

Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, representará o governo brasileiro. Lobão tem como tarefa a defesa dos biocombustíveis e oferecer a ajuda do Brasil na busca de alternativas para se alcançar um melhor equacionamento entre oferta e demanda.

Estão convidados também o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e ministros de Energia de China e Índia.

A reunião acontece num momento em que o preço do barril no mercado internacional bate sucessivos recordes e cresce a preocupação com a inflação.

O convite feito ao governo brasileiro pelos sauditas tem como justificativa o fato de o país ser um grande produtor e consumidor de petróleo, com potencial de se tornar um dos maiores exportadores do mundo, com as descobertas anunciadas pela Petrobras no pré-sal e reservas que podem chegar a 50 bilhões a 80 bilhões de barris.