Título: Rivais na capital, aliados no interior
Autor: Martin, Isabela
Fonte: O Globo, 23/06/2008, O País, p. 4

PT critica tucanos em Teresina, mas faz parceria no resto do Piauí

Efrém Ribeiro

TERESINA. O PT confirmou anteontem à noite a coligação com o PMDB e mais quatro partidos para disputar a prefeitura de Teresina. O candidato será o petista Nazareno Fonteles, que terá como companheiro de chapa o ex-vice-prefeito Marcos Silva (PMDB). Fonteles, apoiado pelo governador Welington Dias (PT), vai disputar as eleições contra o atual prefeito, Sílvio Mendes (PSDB), que terá sua candidatura à reeleição homologada dia 29.

Durante a convenção, Fonteles afirmou que o PSDB implantou em Teresina uma monarquia, em referência aos 20 anos em que o partido está no poder na cidade. Mas o presidente regional do PT, Fábio Novo, informou que o partido vai fazer coligação com o PSDB em dez dos 224 municípios do Piauí este ano, apesar de os partidos serem adversários tanto na esfera nacional como no estado.

- Essas coligações do PT com o PSDB são fruto de parcerias administrativas que os dois partidos vêm mantendo no interior. Em alguns casos, o PT é cabeça de chapa, em outros é o PSDB - disse Novo.

Em Porto Alegre, três mulheres vão disputar a prefeitura: o PSOL ratificou ontem, em convenção, a candidatura da deputada federal Luciana Genro à prefeitura. A presidente nacional do partido, Heloisa Helena, esteve na convenção e considerou a candidatura de Luciana "prioridade do PSOL no país". Luciana Genro vai concorrer com outras duas deputadas federais: Manuela d"Ávila, do PCdoB, e Maria do Rosário, do PT. Manuela foi homologada como candidata do PCdoB durante convenção ontem.