Título: Crivella admite colaboração com ONG investigada
Autor: Martin, Isabela
Fonte: O Globo, 23/06/2008, O País, p. 4

Senador afirma, no entanto, que se limita a fazer doações

O senador e pré-candidato a prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), divulgou nota ontem confirmando que fundou a ONG Sorria Meu Rio e continua colaborando financeiramente com ela quando pode. Em reportagem publicada ontem, O GLOBO informou que há um processo aberto pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para apurar irregularidades num contrato entre a ONG, que oferece tratamento dentário na cidade, e a prefeitura de São Gonçalo.

Crivella diz que nunca escondeu ser o fundador da ONG: "A informação consta da minha página pessoal na internet, abrigada no site do Senado Federal. Fiz a doação inicial de R$150 mil, que foi metade do que ganhei no programa "Show do milhão", do SBT. A outra metade doei para a AACD; fui o idealizador da ONG, mas não mantenho vínculos formais com ela. Minha participação tem sido doações sempre que posso".

Procurado para falar sobre o assunto, no entanto, Crivella não foi localizado até a noite de ontem. Na nota, ele afirma que o valor repassado mensalmente à ONG pela prefeitura de São Gonçalo (aproximadamente R$8 mil) "é compatível com a média mensal de 400 atendimentos gratuitos". O pré-candidato diz considerar a reportagem "uma tentativa de desqualificar o serviços prestados pela ONG". Mas diz que defende a fiscalização permanente de todas as ONGs do Brasil, e que, "caso sejam encontradas irregularidades, as responsabilidades devem ser cobradas".