Título: Dona Ruth Cardoso é internada em SP
Autor: Noblat, Ricardo
Fonte: O Globo, 23/06/2008, O País, p. 4

Esperado na convenção do PSDB, FH ficou com a mulher, que teve uma angina

Ricardo Noblat

SÃO PAULO. A socióloga Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, está internada desde a noite da última quinta-feira no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ela teve uma angina, como é chamada a dor ou desconforto no peito quando os músculos cardíacos não recebem sangue suficiente. Hoje, ela se submeterá a um cateterismo, método de diagnóstico pelo qual é possível avaliar a presença ou não de entupimentos nas artérias ou nas veias coronárias.

Dona Ruth já carrega no peito há algum tempo dois stents- próteses metálicas posicionadas no interior de artérias coronarianas obstruídas por placas de gordura, com o objetivo de normalizar o fluxo sanguíneo.

A assessoria de imprensa do Sírio-Libanês confirmou a internação da ex-primeira-dama. Segundo o hospital, no entanto, a família não autorizou que fossem divulgadas informações sobre a paciente. Segundo amigos que não quiseram se identificar, dona Ruth passa bem e já manifesta a vontade de deixar o hospital.

Hospital não foi autorizado a divulgar boletim médico

O ex-presidente era esperado na convenção do PSDB de São Paulo que oficializou a candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin à prefeitura de São Paulo ontem, mas não compareceu. Na primeira parte do evento, que contava com personalidades do partido e o pré-candidato, tucanos informaram que o ex-presidente avisara que ficaria acompanhando a mulher no hospital.

Durante a convenção, muitos tucanos manifestaram preocupação com o estado de saúde de dona Ruth, e o desejo de obter mais informações sobre os problemas que provocaram a internação dela. Mas o hospital não tinha sido autorizado a divulgar boletim médico, pelo menos até ontem à tarde.

Com informações do G1