Título: Café (orgânico) com o presidente
Autor:
Fonte: O Globo, 20/06/2008, O País, p. 12

Lula recebe produtores e ouve apelos por investimentos em alimentos sem agrotóxicos.

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nunca escondeu seu apetite por comidas que, de leves, quase ou nada têm. É afeito a churrascos e feijoadas, além de alardear seus dotes culinários no preparo de um coelho em sua chácara, em São Bernardo do Campo. Mas, ontem, o presidente alterou o menu e tomou um café da manhã bem saudável. Ele recebeu, no Palácio do Planalto, produtores de alimentos orgânicos. No encontro com os produtores, foram servidos café, açúcar, queijo, mel, pão com fibras, ovos, tudo produzido sem agrotóxicos, nem mesmo na ração da galinha ou da vaca. Lula parece ter gostado muito.

O ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social, que participou da reunião, disse, segundo os produtores, que sua pasta estuda a possibilidade de incluir 30% de produtos orgânicos na merenda escolar. Além de Patrus, também estiveram no café da manhã o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, o da Agricultura, Reinhold Stephanes, e o de Comunicação Social, Franklin Martins.

Lula ouviu apelos dos produtores, que apresentaram uma pauta de reivindicação com três itens: ampliação de ensino de agroecologia em escolas técnicas (atualmente, a disciplina só é ministrada em cinco escolas), abertura de linha de crédito especial ao agronegócio orgânico e investimento em pesquisas.

De acordo com Joe Valle, secretário de Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia e produtor, o presidente pediu ao Banco do Brasil que estude o assunto, e adiantou que as 142 escolas técnicas federais deverão incluir a disciplina na grade curricular até 2010. Os produtores afirmaram que seria necessário crédito de cerca de R$500 milhões por ano para incrementar a produção e, com isso, possibilitar o barateamento dos produtos.

Atualmente, há 19 mil produtores de orgânicos no país, num negócio de US$500 milhões. Os produtos mais comercializados são açúcar, café, suco de laranja e soja. (Chico de Gois)