Título: Efetivo poderá ser dobrado no Rio
Autor: Gois, Chico de; Amora, Dimmi
Fonte: O Globo, 20/06/2008, Rio, p. 14

A Força Nacional de Segurança (FNS) poderá ter seu efetivo dobrado no Rio, segundo o Ministério da Justiça. Atualmente, 527 agentes patrulham a cidade, mas o governo federal espera ter mil homens. Além do entorno do Complexo do Alemão, os policiais atuam hoje na orla - do Leme ao Recreio-, e nas linhas Vermelha e Amarela. Em entrevista à Agência Brasil, o diretor da força, coronel Luiz Antônio Ferreira, disse apenas que a ampliação do patrulhamento foi "uma questão de planejamento".

O Ministério da Justiça já patrocinou o treinamento de três mil policiais em todo o país, que estão prontos para ser chamados em caso de emergência.

Desde a chegada dos primeiros policiais da FNS ao Rio, em fevereiro do ano passado, os agentes já atuaram em diversas áreas. A maior concentração ocorreu durante o Pan, quando 4.500 integrantes da força patrulharam a cidade. Aos poucos, o número de agentes foi caindo. Em agosto do ano passado, o ministro da Justiça, Tarso Genro, disse ao governador Sérgio Cabral que manteria entre 700 e 1.300 policiais no Rio, mas o número ficou abaixo disso.

Os integrantes da FNS enfrentaram dificuldades para fazer o policiamento no entorno do Alemão. Assim que assumiram o controle dos acessos às favelas, em junho do ano passado, eles não foram bem recebidos porque revistavam até mochilas de estudantes. A prática foi suspensa pouco tempo depois, quando ganharam a confiança da população. Em alguns lugares, moradores já cumprimentavam os agentes e ofereciam água e café.