Título: Alta para o nº 1
Autor: Vaz, Viviane
Fonte: Correio Braziliense, 14/05/2009, Mundo, p. 30

Primeiro paciente a ser diagnosticado com a doença no Brasil é liberado do hospital, no Rio de Janeiro, e diz que vai ¿dar uma sumida¿. Número de suspeitos no país sobe para 37, mas não há novos casos confirmados

Um morador do Rio de Janeiro que disse ter sintomas da gripe A (h1n1) foi ao Hospital do Fundão para ser examinado pelos médicos O primeiro paciente internado no Brasil com gripe suína deixou ontem o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), na Ilha do Fundão, no Rio de janeiro. O estudante carioca, de 21 anos, tinha contraído a doença no México. A assessoria de imprensa do hospital informou ao Correio, por telefone, que o rapaz passou 10 dias internado, cumprindo o período de isolamento durante o ciclo da doença. Agora, está curado e não corre o risco de contaminar outras pessoas. O jovem contou à TV Globo, na terça-feira, que a gripe foi relativamente fraca, comparada a outras que ele teve. ¿Quero dar uma sumida. Espairecer a cabeça, dar uma relaxada, curtir meus amigos e minha família. Fiquei muito tempo isolado¿, disse em entrevista ao portal de notícias UOL.

O chefe do serviço de epidemiologia e avaliação do HUCFF, Roberto Friszman, informou que a mãe do rapaz liberado ontem e um amigo dele, que também apresentaram o vírus H1N1, continuarão em regime de isolamento até completarem os 10 dias. Eles não têm febre e passam bem. O amigo deve ter alta hoje, enquanto a mãe ainda não tem saída prevista.

Na tarde de terça-feira, o Rio de Janeiro recebeu mais um caso: um jovem de 24 anos chegou dos Estados Unidos e foi internado como caso suspeito. Frizsman, ressaltou que só quem viajou para o exterior ou teve contato com quem lá esteve deve se dirigir ao Hospital do Fundão. ¿Esses dias, chegou uma pessoa com sintomas, mas que tinha vindo de Maricá (Região dos Lagos, no Rio). Temos de deixar bem claro que não há motivo para pânico¿, insistiu.

Em Brasília, foram liberados da internação no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) os quatro pacientes considerados suspeitos no Distrito Federal. A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde disse à reportagem que agora eles ficarão em quarentena em casa.

O Ministério da Saúde informou que há 37 casos suspeitos de gripe suína no Brasil: 14 em São Paulo, sete em Minas Gerais, quatro no DF, três em Pernambuco, três em Rio de Janeiro, dois em Alagoas, um no Ceará, um no Pará, um no Rio Grande do Sul e um em Rondônia. Na terça-feira, havia 32 pessoas com suspeita de ter a doença. O ministério esclareceu que 39 pacientes estão sob monitoramento em 12 estados, por apresentarem um ou mais sintomas da gripe, apesar de não estarem incluídos na relação de casos suspeitos. O número de casos descartados no país subiu de 168 para 188.

Mundo A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou novo balanço que contabiliza 5.728 casos de gripe suína em 33 nações. Ao todo, 65 pessoas morreram em decorrência da doença. Nos Estados Unidos, os casos de contaminação pelo H1N1 subiram para 3.352, em 45 dos 50 estados. O número de mortes no país continua em três. O Canadá e a Costa Rica confirmaram uma morte cada um.

Mais dois pacientes da nova gripe morreram no México, elevando para 60 o total de casos fatais no país, foco inicial da doença, que já registrou 2.386 pessoas infectadas. O vírus é letal em apenas 2,5% das ocorrências. O ministro da Saúde mexicano, Jose Cordova, informou que em 30% dos casos fatais, os pacientes sofriam de diabetes ou obesidade. ¿O comportamento da epidemia segue em queda, e em 89,4% dos municípios do país (2.500) não há casos de influenza¿, disse o ministro. Ele acrescentou que é importante que a população retome a rotina de trabalho.

O governo mexicano também flexibilizou as condições de uso de máscaras entre a população, apesar de as autoridades terem admitido a possibilidade de que o vírus tenha mutado para uma variedade que poderia ser mais agressiva ¿ ou que existam dois tipos do mesmo vírus. Para Cordova, ¿é muito cedo¿ para poder confirmar essas possibilidades, já que não há ¿evidência científica completa¿.

Uma pesquisa realizada pela universidade Imperial College de Londres considera que um terço da população mundial poderá ser infectada com a gripe suína. ¿Esse vírus realmente tem o potencial para uma pandemia. Deverá se espalhar pelo mundo todo nos próximos seis a nove meses e, quando isso acontecer, vai afetar cerca de um terço da população¿, previu o chefe da pesquisa, Neil Ferguson, à BBC.