Título: Estado ainda tem colégios sem prédio próprio
Autor: Soares, Natália; Berta, Ruben
Fonte: O Globo, 21/06/2008, O País, p. 12

Entre as piores do país, 3 são do RJ

Entre as 20 piores escolas de todo o país no Ideb da 8ªsérie, três são da rede estadual do Rio. O Colégio José Pedro Varella, no Rio Comprido, obteve o nono pior desempenho nacional: o índice caiu de 1,5 em 2005 para 0,8 em 2007. O colégio funciona no prédio da Escola Municipal Mário Cláudio, e oferece aulas no período noturno. Características semelhantes às das outras duas escolas mal colocadas do estado: a Cora Coralina, em Campo Grande, na Zona Oeste; e a Dunshee de Abranches, na Ilha do Governador.

- O fato de não terem prédio próprio e funcionarem à noite com certeza foi determinante - afirmou o subsecretário estadual de Planejamento da Educação, Rafael Martinez.

A Secretaria estadual de Educação informou que tem atualmente 294 escolas compartilhadas. Uma das metas do órgão é transferir colégios que funcionam em prédios divididos com as prefeituras para imóveis próprios. Até o momento, a secretaria visitou 98 prédios na Região Metropolitana e, dentro deste grupo, já está em negociação com 28. Em abril passado foi inaugurado o Colégio Estadual Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa, no imóvel onde funcionou a antiga Escola Suíço-Brasileira, particular.