Título: Disciplina faz a diferença em Miguel Pereira
Autor: Berta, Ruben
Fonte: O Globo, 21/06/2008, O País, p. 13

Na escola municipal da Região Serrana, que alcançou 6º lugar no país, aluno que tira notas vermelhas perde direitos.

Sem grandes segredos, a Escola Municipal de Formação Profissional Governador Portela, em Miguel Pereira, Região Serrana do Rio, apostou na disciplina para chegar ao topo do ranking do Ideb no país. O colégio ficou em sexto lugar entre os resultados de 8ª série, passando de 6,5 em 2005 para 7 em 2007. Lá, celular não entra. As faltas e os atrasos são comunicados aos pais, e quem fica com pelo menos duas notas vermelhas no bimestre perde o direito às atividades recreativas.

¿ É fundamental investir na formação de valores ¿ defende o diretor Vladimir Barros.

Apesar da rigidez, Barros é adorado entre os 120 alunos das quatro turmas. Com regras claras, ele estreitou a relação com os estudantes, abrindo o colégio fora do horário e nos fins de semana para atividades culturais e esportivas. O resultado é um índice zero de evasão.

Emocionado, o diretor revela que a divulgação do Ideb de 2005 ¿ já entre os melhores do país ¿ gerou inveja na região. Houve pressão para que fosse mudada uma regra básica da escola: a prova de seleção para o ingresso na 4ª série, cuja procura é, em média, de cinco candidatos por vaga. Os pais se reuniram e mantiveram o teste.

¿ Fomos acusados de ser uma escola de elite. Mas quem ingressa aqui é aluno de escola municipal. O da particular não passa. Até a filha do ex-prefeito foi reprovada.