Título: Paes e Itagiba podem concorrer juntos
Autor: Tabak, Flávio
Fonte: O Globo, 21/06/2008, O País, p. 16

PMDB estuda lançar chapa puro-sangue no Rio; os dois disputam indicação.

Depois de ensaiar alianças com o DEM e o PT, o PMDB estuda agora a possibilidade de lançar uma chapa puro-sangue para concorrer à prefeitura do Rio. A dobradinha seria entre o ex-secretário estadual de Esporte Eduardo Paes e o deputado federal Marcelo Itagiba. Os dois concorrem amanhã, na convenção do partido, para ver quem será o candidato da legenda. Em reunião ontem no Rio, o presidente do diretório municipal do PMDB, deputado estadual Jorge Picciani, disse que essa possibilidade está sendo negociada com outros partidos que deverão participar da coligação.

O encontro no PMDB serviu para Paes e Itagiba afinarem o discurso. Ambos disseram que vão apoiar a candidatura de quem vencer a indicação da legenda. O terceiro concorrente, Jorge Coutinho, desistiu da disputa e anunciou apoio a Itagiba. Picciani, que assumiu parte da responsabilidade pelos desacertos da aliança com o DEM e o PT, afirmou que o PMDB negocia o apoio de oito partidos.

- Estamos discutindo com três ou quatro partidos que não vêem dificuldade em apoiar uma chapa puro-sangue do PMDB. Dois outros partidos pleiteiam o vice da chapa. Vamos fazer aquilo que fortalecer a aliança, e isso está acertado com os nossos dois pré-candidatos - disse Picciani.

Marcelo Itagiba, que havia apontado possíveis problemas na desincompatibilização de Eduardo Paes do governo, amenizou o discurso. Ele afirmou que o partido já entendeu que não houve problemas. O ex-secretário estava na Europa quando foi anunciado que seria um dos pré-candidatos, mas a publicação da exoneração só saiu no Diário Oficial no dia 6 com data retroativa ao dia 5. O deputado considera possível uma aliança com Eduardo Paes.

- Pode ser puro-sangue, se necessário for. Mas poderá não ser, se houver necessidade de coligação para nos levar à vitória - argumentou Itagiba.