Título: Chico Alencar desafia adversários a gastar pouco
Autor: Tabak, Flávio
Fonte: O Globo, 21/06/2008, O País, p. 16

PSOL oficializa candidatura do deputado, que fez duras críticas ao Cimento Social de Crivella na Providência.

Convenção do PSOL na Câmara de Vereadores do Rio oficializou ontem a candidatura do deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) a prefeito. Ao lado da presidente nacional do partido, Heloísa Helena, e de candidatos a vereador, o deputado fez críticas a seus principais adversários.

A presença do Exército no Morro da Providência, no Centro, para as obras do Cimento Social, bandeira de campanha do candidato Marcelo Crivella (PRB), provocou protestos na convenção do PSOL. As mortes de três jovens, entregues ao tráfico por militares, foi lembrada.

- Vamos enfrentar a combinação perigosa da exploração financista da boa-fé da nossa gente humilde, numa espécie de neopentecostalismo populista que se agarra nas estruturas do Estado para promover benemerência. Às vezes com resultados letais, como acabamos de ver - disse Chico, em referência aos assassinatos.

Num recado a adversários, Chico propôs um desafio: segundo suas contas, é possível fazer campanha para prefeito com até R$400 mil. Ele também sugeriu que os oponentes não aceitem doações de banqueiros e de empresas de ônibus que atuam no município:

- As campanhas de 2004 foram milionárias. Vamos ver se eles encaram o desafio de não passar de R$400 mil. Não temos discurso messiânico e também não vamos deixar que os outros candidatos iludam a população. Fizemos todos os levantamentos, é possível seguir com esse valor.

A ex-senadora Heloísa Helena, que conviveu no Congresso com Jandira Feghali (PCdoB), Fernando Gabeira (PV) e Marcelo Crivella (PRB), preferiu não fazer comentários sobre os concorrentes de Chico:

- Quero contribuir sem fazer ataque a personalidades políticas, pois vamos apresentar alternativas concretas.

A candidata a vice na chapa de Chico também foi apresentada na convenção. Será Vera Nepomuceno, do PSTU, partido coligado com o PSOL.