Título: Eleição terá 111 deputados-candidatos
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 25/06/2008, O País, p. 4
Para Diap, parlamentares federais concorrem de olho na disputa de 2010
Adriana Mendes BRASÍLIA. Quase um quarto dos 513 deputados federais são pré-candidatos às eleições municipais deste ano. Mesmo que não sejam eleitos, eles não têm nada a perder: podem continuar exercendo plenamente o mandato parlamentar, com todos subsídios e regalias a que têm direito, durante a campanha eleitoral. De acordo com levantamento feito pelo Globo Online, 110 deputados são pré-candidatos, entre eles oito líderes de partidos. Dos 46 deputados do Estado do Rio, 12 já assumiram suas candidaturas ou assumem até o final de semana, prazo final das convenções partidárias. A maior parte dos candidatos, 76%, é da base governista.
De acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), a média de deputados federais pré-candidatos nas eleições municipais vem se mantendo acima de 100 nos últimos pleitos. Mas, após as convenções partidárias, esse número cai para cerca de 90 e, efetivamente, menos de 50 se elegem. Para o Diap, os parlamentares são motivados pelo modelo eleitoral, que favorece quem tem um mandato.
- Além de visibilidade na imprensa, o deputado dispõe de estrutura de gabinete e também se beneficia com financiadores de campanha mais generosos - argumenta Antonio Augusto de Queiroz, diretor de documentação do Diap.
Esses doadores, diz ele, são mais generosos porque apostam em contrapartidas do parlamentar na votação de projetos de seus interesses. Para Queiroz, em geral os parlamentares se candidatam por duas razões:
- Primeiro, devido ao desgaste natural que o Congresso vem sofrendo. Ao ser candidato, o parlamentar foge um pouco da imagem negativa da instituição. Em segundo, mesmo os que não têm chances oxigenam a candidatura para uma futura reeleição.
Governistas são maioria entre deputados que concorrem
As urnas atraem principalmente os governistas. Um total de 84 pré-candidatos pertence à base do governo Lula, e 27 são da oposição. O PMDB é a legenda na Câmara com o maior número de pré-candidaturas. Dos 92 políticos da bancada, 17 vão tentar a eleição para prefeito. O PT tem 16 pré-candidatos; o PDT e o PCdoB têm, cada um, com 10 deputados concorrendo a prefeito. O PSDB é o partido da oposição com mais pré-candidatos: 10. O DEM tem sete; o PSC, cinco; e os três deputados do PSOL estão na disputa. O levantamento foi baseado nas informações dos partidos encaminhadas até a última sexta-feira.
* Do Globo Online
www.oglobo.com.br/pais