Título: Brasileiros apelam à Anac na Justiça
Autor: Suwwan, Leila; Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 21/06/2008, Economia, p. 37

SÃO PAULO. O advogado Alexandre Thiollier entrará com uma ação segunda-feira, na Justiça federal, para que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não considere o afastamento dos ex-sócios brasileiros da Volo do Brasil (Marco Antonio Audi, Marcos Haftel e Luiz Eduardo Gallo) do controle da VarigLog, por se tratar de uma decisão temporária. O afastamento foi determinado em abril pela 17ª Vara Cível de São Paulo - e confirmado em segunda instância esta semana.

O advogado diz que a ata da assembléia que formalizou a destituição foi falsificada pelo fundo americano Matlin Patterson, que teria contabilizado a presença do vice-presidente da Fundação Ruben Berta Participações (FRB Par), João Luiz Bernes de Souza, em 8 de abril. Bernes nega ter participado da reunião.

A Anac deu até 7 de julho para que o Matlin indique novos sócios brasileiros, em respeito à lei que limita a 20% a participação de estrangeiros. Se isso não ocorrer, a Anac ameaça cassar a concessão da VarigLog.

Thiollier ainda apresentou uma petição para seqüestrar as ações da VarigLog e evitar que o Matlin venda o controle. (Aguinaldo Novo)