Título: A gênese de um déspota
Autor: Duarte, Fernando
Fonte: O Globo, 25/06/2008, O Globo, p. 29
De família pobre e abandonado pelo pai, Mugabe foi criado pela mãe para ser `alguém importante'
Heidi Holland
Robert Mugabe foi arrancado de seus sentimentos desde que seu pai carpinteiro deixou a família, quando ele ainda era um menino tímido de 10 anos. Fosse sua mãe, Bona, uma mulher emocionalmente forte, ele poderia ter superado o abandono. Mas Bona era uma fanática religiosa, que chegou ao centro de uma missão católica perto de Harare, onde Mugabe e os irmãos cresceram, com planos de se tornar um freira.
Apesar de já vir lutando contra suas crenças religiosas durante a vida de casada, Bona se desestruturou mesmo com a morte de seu filho Michael, em 1934.
¿Foi um golpe terrível¿, me disse Mugabe numa rara entrevista, em seu gabinete, em Harare, em dezembro passado. ¿Foi veneno, e padre Jerome O¿Hea (o diretor da escola anglo-irlandesa da cidade, que acabou se tornando o segundo pai de Mugabe) ficou muito triste.¿
Aos 84 anos, Mugabe contava a morte do irmão como se ainda fosse o menino de 10 anos da época, assistindo a um trauma tão perturbador que parecia ter acontecido na véspera.
¿Naquele tempo, usávamos veneno para espantar gafanhotos,¿ disse. ¿Michael provavelmente foi no quarto de uma tia e pegou uma casca de abóbora, que tinha carregado veneno, para beber água,¿ disse. ¿Ainda lembro do recipiente onde descansavam pedaços do intestino de Michael¿.
Com a morte também do segundo filho mais velho de Bona, em circunstâncias não esclarecidas, Robert acabou se tornando o primogênito de seus outros três irmãos e o favorito da mãe. Apesar de extremamente pobre, foi a privação emocional de não ter um pai que assombrou Robert por toda a vida. Ele adorava a mãe. Ia à missa com ela dia sim, dia não, além de duas vezes aos domingos pelos três anos que sucederam a morte de seus irmãos.
Aos poucos, foi se isolando em suas fantasias. Mergulhava em livros enquanto os irmãos e colegas de escola implicavam com ele, chamando-no de múmia e covarde por não brincar ou brigar com os outros meninos.
¿Ele parecia não ligar, mas talvez ligasse,¿ disse Donato, irmão mais novo de Mugabe (morto em maio do ano passado).
Criança introspectiva, sem muito sucesso no desenvolvimento de sua auto-estima, Robert começou a adotar uma atitude arrogante com os irmãos e colegas de escola. Como o preferido da mamãe, e cada vez mais também o preferido de professores na escola, focou todas as energias em ser ¿um bom menino¿. Robert sempre foi um solitário, lembra Donato, um solitário que encontrou consolo nos livros em vez de em outras crianças.
¿Eu sempre tinha um livro enfiado aqui (botando a mão sob o braço) quando era criança. Sim, eu gostava de ler, ler tudo o que eu encontrasse. Sim, preferia ficar sozinho a brincar com os outros. Não queria muitos amigos, só um ou dois ¿ os escolhidos. Morei muito dentro de minha mente. Gostava de falar sozinho, recitar pequenos poemas, essas coisas, ler passagens em voz alta para mim mesmo¿, confirmou ele durante a entrevista.
E aí veio o reputado endosso aos esforços de Robert com sua formação, o que teria profundas implicações não apenas em sua vida, mas também no futuro do país que ele conduziria ao desastre seis décadas mais tarde.
¿Nossa mãe explicou que o padre O¿Hea disse a ela que Robert seria uma pessoa importante, um líder,¿ disse Donato. ¿Nossa mãe acreditava que o padre O¿Hea tinha trazido essa mensagem de Deus, levou isso muito a sério. Quando tinha pouca comida, ela diria: `Dê para Robert.¿ A gente ria da seriedade dele, até ele se irritar. Aí a nossa mãe mandava a gente deixá-lo sozinho.¿
Adiantado para o ano seguinte na escola assim que conseguisse dar conta do vigente, Robert sempre foi mais novo e fisicamente menor de que seus colegas.
George Kahari, outro colega de escola e parente de Mugabe, acredita que ao torná-lo ¿bom demais para ser verdade¿, Bona acabou criando em Robert ¿um terrível complexo de inferioridade, que ele esconde por trás de sua eloqüência até hoje¿.
A juventude de Mugabe mostra como ele foi criado desde cedo para provar àqueles que zombavam dele e de seus livros que era, no entanto, o rei do castelo ¿ e que todos teriam que admitir isso mais cedo ou mais tarde. Em vez de encarar a zombaria como fruto da rivalidade comum a irmãos, ou da inveja de colegas intelectualmente menos favorecidos, Robert se sentia perseguido, ressentido com a dificuldade dos outros em entender seu difícil papel numa família desestruturada pela ausência da figura paterna.
¿Ele dizia não ter tempo para brincar e a gente sempre ria quando ele dizia grandes coisas sobre si próprio,¿ disse Donato.
Mugabe se tornou um dos homens mais eruditos do país, apesar das adversidades na infância ¿ sem luz elétrica para ler em casa e raramente com comida em quantidade suficiente ¿ foi um triunfo da disciplina sobre a adversidade no clássico estilo jesuíta. Apesar dos percalços da infância, o pequeno e emburrado menino de poucos amigos de fato se tornou o rei do castelo.