Título: PT de Minas confirma apoio a candidato de Aécio
Autor:
Fonte: O Globo, 22/06/2008, O País, p. 10

Partido aprova ainda nota em que renova apelo ao diretório nacional para reconsiderar veto ao PSDB na coligação.

BELO HORIZONTE. Em uma convenção com ânimos menos acirrados, o diretório do PT em Belo Horizonte confirmou ontem o apoio à candidatura de Márcio Lacerda (PSB), político ligado ao governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do estado. Lacerda disputará a prefeitura da capital tendo como vice o deputado estadual Roberto Carvalho (PT).

O diretório aprovou ainda uma nota em que renova o apelo à Executiva Nacional para que reconsidere o veto à participação do PSDB na coligação. Uma emenda apresentada pelo deputado Rogério Correia, contrária à aliança com os tucanos, foi derrotada pelo grupo do prefeito Fernando Pimentel, que tem o controle do diretório municipal.

Na nota, o diretório deixou claro o ¿fiel cumprimento das regras estatutárias e das instruções normativas¿ da Executiva, ou seja, que não fará coligação com o PSDB de Aécio se isso não for mesmo aprovado pela direção do partido.

¿ Fizemos a nossa parte. Pode ser que até o dia 30, o diretório nacional altere essa decisão, porque foram aprovadas inúmeras coligações iguais a essa em várias capitais. Está parecendo quase uma coisa direcionada à BH ¿ reclamou o presidente do diretório municipal, Aloísio Marques.

Um dos principais articuladores da aliança com os tucanos, Fernando Pimentel disse considerar uma bobagem a polêmica criada no PT em torno do assunto. Se for mantido o veto à coligação com o PSDB, o PT de Belo Horizonte cogita uma aliança informal com os tucanos.

¿ A direção nacional do PT, na minha opinião, está cometendo um erro infantil. A minha leitura é que estão fazendo uma bobagem, porque o principal já foi feito, que é a consolidação política da coisa. O governador já falou que para ele é irrelevante se a aliança será formal ou informal ¿ disse Pimentel.

Decisão sobre vereadores fica para o último dia

A decisão do PT sobre os candidatos a vereador foi adiada para o dia 30 de junho, último dia permitido pela lei.

¿ Está proibida a coligação. Apoio e participação não estão proibidos. E pode ser a mesma coisa na campanha. Com a informalidade, a gente perde o tempo de televisão, no resto, não vai alterar nada ¿ disse Marques.

O PDT também confirmou ontem o ex-deputado federal Sérgio Miranda como o candidato a prefeito em Belo Horizonte. O vice deve ser indicado até o dia 30.