Título: Jandira: esquerda não teve bom senso
Autor: Vasconcellos, Fábio
Fonte: O Globo, 30/06/2008, O País, p. 3

Ao lançar candidatura no Rio, ex-deputada criticou partidos como o PT, do adversário Alessandro Molon

Cássio Bruno

Com duras críticas a partidos de esquerda, principalmente PT e PDT, a ex-deputada Jandira Feghali formalizou ontem sua candidatura a prefeita do Rio de Janeiro pelo PCdoB. Acompanhada do ministro do Esporte, Orlando Silva, na convenção realizada na Fundição Progresso, na Lapa, Jandira disse que petistas e pedetistas não tiveram bom senso em relação ao seu nome para concorrer nas eleições de outubro. Tanto PT quanto PDT lançaram candidaturas próprias com os deputados estaduais Alessandro Molon e Paulo Ramos, respectivamente.

- Fizemos um enorme esforço para unificar os partidos de esquerda no Rio. Até o presidente Lula fez esse esforço. A impressão que a gente tem é que alguns partidos impedem a união da esquerda, como impedem que nós tenhamos partidos aliados. É impressionante o esforço dos adversários em perder tempo para tentar nos isolar. Eu lamento que o bom senso de alguns aliados não tenha prevalecido. Submeteram os interesses maiores do povo do Rio aos seus projetos individuais ou disputas internas em seus partidos - disparou ela.

Comunista diz que terá votos de evangélicos

A insatisfação da ex-deputada ocorreu depois de o PCdoB ter aberto mão de lançar o deputado federal Aldo Rebelo como candidato a prefeito em São Paulo para ser o vice na chapa da ex-prefeita Marta Suplicy, do PT. Os comunistas ainda deixaram de lançar candidatos majoritários em Recife, Salvador e Manaus.

Em tom de ameaça, Jandira prometeu provocar a divisão de outros partidos. Na convenção, estavam presentes o deputado federal Fernando Lopes, do PMDB, e o membro da executiva estadual do PSB, Joilson Cardoso. O PSB decidirá hoje se apóia Jandira ou o candidato do PMDB, Eduardo Paes.

- Vamos provocar uma divisão. O que temos recebido de apoio de chapas inteiras de vários partidos não é brincadeira - disse Jandira Feghali aos cerca de dois mil militantes que estiveram no encontro.

Usando camisa com o rosto do revolucionário russo Vladimir Lênin, o ministro reafirmou que Lula tentou reagrupar a esquerda brasileira:

- O PCdoB declinou de um de seus principais nomes, que é o de Aldo Rebelo. No Rio, o presidente fez um apelo pelo nome de Jandira Feghali. Ainda que não tenha havido a mesma reciprocidade, a cidade dará de presente de aniversário ao presidente, em outubro, a vitória de Jandira.

A ex-deputada atacou o atual prefeito do Rio, Cesar Maia, que apóia a candidatura da deputada Solange Amaral, do DEM:

- Gastaram R$500 milhões com a Cidade da Música. Isso é governar para a elite.

A coligação do PCdoB conta com PHS, PTN e PRTB, o que dá direito a cerca de três minutos de propaganda na televisão para Jandira. Com o PSB, o tempo iria para quatro minutos a cada uma das duas inserções diárias.

Jandira não poupou o senador Marcelo Crivella, do PRB. Segundo ela, as mortes dos jovens do Morro da Providência prejudicaram a candidatura do ex-bispo. As obras, embargadas pela Justiça Eleitoral, pertenciam ao projeto Cimento Social, de Crivella, e tinham a presença do Exército. Os rapazes foram detidos pelos militares e levados para serem executados por traficantes rivais. Ao lado do pastor Ruy Costa, da Igreja Batista do Rio, ela prometeu conquistar os votos dos evangélicos.

- Ele (o pastor) convocará todas as igrejas evangélicas para nos dar um grande apoio - afirmou ela, que recebeu mensagem de adesão por escrito do arquiteto Oscar Niemeyer.