Título: Arraiá do Torto em ritmo de ano eleitoral
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 30/06/2008, O País, p. 4

Convenções municipais esvaziaram festa junina comandada por Lula e pela primeira-dama

Luiza Damé e Roberto Stuckert Filho

BRASÍLIA. As convenções municipais neste fim de semana esvaziaram o "Arraiá do Torto", festa junina comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela primeira-dama Marisa Letícia desde o primeiro mandato. Além de familiares e amigos do casal, participaram da festa na Granja do Torto assessores do Palácio do Planalto, presidentes de estatais, pelo menos 14 ministros, o vice José Alencar e a mulher, Mariza Gomes da Silva. A festa começou no sábado às 20h e invadiu a madrugada de ontem ao som de forró e MPB.

Vestidos a caráter, Lula e Marisa Letícia lideraram, por volta das 22h, uma procissão de meia hora em homenagem aos santos de junho - Santo Antônio, São João e São Pedro. O presidente, de calça jeans, camisa xadrez azul e branco, lenço vermelho e chapéu de palha desfiada, carregava um estandarte de São Pedro. Os demais levavam uma vela acesa e acompanhavam a ladainha puxada pelo chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho. A reza católica era intermediada por frases em hebraico ditas pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

A primeira-dama usava vestido azul estampado e chapéu de palha com renda azul. Alencar apareceu de caipira chique: terno escuro, camisa xadrez e chapéu de feltro preto. Sua mulher, Mariza, usava vestido estampado, com laço vermelho e chapéu de palha com renda branca.

A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, usava flores de fuxico no cabelo e a colega Dilma Rousseff (Casa Civil), vestido estampado sobre uma calça preta. Minc não abandonou o colete, mas optou por uma peça xadrez, além de lenço e chapéu de palha. No rosto, pintou um bigode.

Dois dos mais animados ministros de Lula - Paulo Bernardo (Planejamento) e José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) - não foram. Paulo Bernardo estava no Paraná ajudando a articular apoio à mulher, Gleisi Hoffmann, candidata à prefeitura de Curitiba. José Múcio cuidava das convenções municipais em suas bases.