Título: Ladrão ataca presidente do STF no calçadão de Fortaleza
Autor: Martin, Isabela
Fonte: O Globo, 30/06/2008, O País, p. 5

Gilmar Mendes era protegido por dois seguranças e dois PMs

Isabela Martin

FORTALEZA. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, sofreu uma tentativa de assalto ontem de manhã quando caminhava no calçadão da avenida Beira-Mar, principal cartão postal de Fortaleza. Jefferson Hermínio Coelho Monteiro, de 18 anos, tentou roubar um colar de ouro, mas foi detido imediatamente por dois seguranças do tribunal que estavam poucos metros atrás do ministro, com o apoio de dois policiais militares.

Gilmar Mendes sofreu arranhões leves. Ele está na capital cearense para participar de um evento e aproveitava a manhã para fazer uma caminhada. O presidente do STF prestou depoimento ao delegado plantonista do 2º Distrito Policial Franco Pinheiro num apartamento localizado na própria orla. Segundo o policial, o ministro demonstrou surpresa por ter sido vítima de tentativa de assalto na região mais nobre da cidade.

Ex-vice-governador também foi assaltado na orla

Espaço freqüentado por corredores e turistas, o calçadão virou alvo de criminosos de favelas da vizinhança. Recentemente, o ex-vice-governador Maia Júnior foi assaltado quando chegava a um restaurante. A segurança dos 3,5 quilômetros do calçadão é feita a pé por poucas duplas de policiais. Para tentar melhorar o policiamento, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social está adquirindo dez patinetes motorizadas (Segway), ao preço unitário de R$28,5 mil. Eles atingem até 20 km/h. O equipamento deve chegar em até três meses.

Monteiro foi autuado por tentativa de roubo. No fim da tarde, o advogado dele, Oliveira Brito, informou que iria procurar mudar o registro para tentativa de furto e, com isso, conseguir a liberação do rapaz após pagamento de fiança.