Título: Diretor da Santa Casa de Belém se demite
Autor:
Fonte: O Globo, 30/06/2008, O País, p. 5

Comissão vai administrar interinamente unidade na qual morreram 20 bebês nos últimos dias

BELÉM. O diretor da Santa Casa de Misericórdia de Belém, Anselmo Bentes, pediu demissão do cargo sábado passado. Nos últimos oito dias morreram na unidade pelo menos 20 bebês recém-nascidos. O pedido de afastamento do médico foi aceito pela governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT).

De acordo com o secretário-adjunto de Comunicação, João Vital, uma comissão foi criada interinamente para dirigir o hospital. O grupo será dirigido pela médica Silvia Cumaru, atualmente coordenadora da Câmara Setorial de Política Social do governo estadual.

Essa comissão da Secretaria de Saúde busca soluções para eventuais problemas estruturais e de saúde na Santa Casa de Misericórdia do Pará. O grupo é formado por cinco profissionais de saúde e três engenheiros.

Outra medida anunciada foi a contratação pela secretaria de 20 leitos de hospitais particulares para desafogar o atendimento neonatal na Santa Casa. Segundo a secretária estadual de Saúde, Laura Rosseti, a expectativa é que esses leitos possam ser usados ainda esta semana.

Sábado, a secretária havia confirmado a morte de mais oito bebês na Santa Casa de Misericórdia, ocorridas entre a segunda e a sexta-feira da semana passada. De acordo com a secretaria, alguns desses recém-nascidos já chegaram mortos ao hospital. A informação era de que muitos deles chegam à unidade vindos do interior do estado com quadro de saúde muito grave. Semana passada, a direção do hospital também afirmou que o número de mortes ocorridas na unidade era considerado dentro do padrão da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Ministério Público deu prazo para que o hospital repasse os prontuários sobre as mortes dos bebês até hoje.

Do G1