Título: Modelo divulgado
Autor: Oliveto, Paloma
Fonte: Correio Braziliense, 15/05/2009, Brasil, p. 10

O Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) aprovou a matriz de referência do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que já está disponível para consulta na página do MEC na internet (www.mec.gov.br). A prova, marcada para outubro, será composta de uma redação e 200 questões, divididas em quatro áreas do conhecimento: linguagem e códigos, ciências da natureza, ciências humanas e matemática. Os itens elaborados terão de considerar as habilidades dos estudantes e sua capacidade de interpretação. As inscrições estão previstas para ocorrer entre 15 de junho e 17 de julho e devem custar R$ 35.

O novo Enem se propõe a reorientar o currículo do ensino médio, atualmente dividido em 12 disciplinas. Para a primeira edição, deste ano, as questões cobradas, embora tenham de seguir as orientações da matriz, levarão em conta a realidade atual das escolas de ensino médio. ¿No anexo da matriz, há os conteúdos atuais do ensino médio. Tanto a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições

Federais de Ensino Superior) quanto o Consed entenderam que temos de partir do que existe em comum no país¿, diz Haddad, referindo-se ao currículo das redes estaduais e ao conteúdo cobrado hoje nos vestibulares.

Inovação Porém, com o tempo, o ministro acredita que o exame vai ajudar a modificar a grade curricular do ensino médio. ¿A maneira de abordar os conteúdos já implica um enxugamento (das disciplinas)¿, diz. Além do novo Enem, um projeto em estudo no Conselho Nacional de Educação (CNE), apelidado de Ensino Médio Inovador, prevê mudanças na orientação curricular dessa etapa de ensino. Segundo a proposta, que deverá ser votada até a primeira semana de julho, as disciplinas clássicas deverão ser substituídas por áreas com abordagens interdisciplinares. (PO)